sexta-feira, 23 de julho de 2021

PODERDATA: 51% CULPAM BOLSONARO PELA CRISE DA COVID-19


Por Gabriela Oliva 
Pesquisa PoderData realizada nesta semana (19-21.jul.2021) mostra que mais da metade da população considera o presidente Jair Bolsonaro como o maior responsável pela atual situação da covid-19 no Brasil. É o 2º aumento seguido do número: no final de abril, eram 43%; em junho, 46%. Hoje são 51%.

Outros 12% atribuem a responsabilidade pela situação da covid ao governador do seu respectivo Estado, uma queda de 6 pontos em relação a 3 meses antes. A parcela dos que culpam o descaso da população é de 24%.

O Brasil teve relativa melhora nos números da pandemia no mês e meio que separa este levantamento do anterior: o número de casos e óbitos registrados por dia diminuiu, mas ainda são mais de 1.000 mortes por dia, pela média móvel. Ainda é um patamar próximo ao dos piores momentos da pandemia no Brasil em 2020.

Paralelamente, a imagem do presidente sofreu desgaste com a atividade da CPI da Covid, que investiga supostas irregularidades em contratos de aquisição de vacinas pelo governo federal. Esta mesma rodada do PoderData mostrou que as taxas de reprovação ao presidente e ao governo estão no ápice.


Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo 
PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData destacou, também, os recortes para as respostas à pergunta sobre a percepção dos entrevistados a respeito do responsável pela atual crise do coronavírus no país. A resposta mais escolhida (51%) foi “Jair Bolsonaro”. A soma dos que atribuem responsabilidade a outros é 43% . (...).

(Para continuar, clique Aqui).

................
À vista do gráfico acima, a atribuição de culpa ao Presidente saltou de 43% para 51% entre abril e julho, justamente quando a CPI da Pandemia punha a nu a irresponsabilidade governamental no trato da questão coronavírus. São grandes as expectativas quanto aos resultados a serem alcançados a partir de 3 de agosto, com a retomada das sessões da Comissão.
 
Enquanto isso, a empresa indiana Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, anunciou a extinção imediata do acordo com a Precisa Medicamentos, em vista de fraudes documentais. A falcatrua se torna a cada dia mais clara. 

Nenhum comentário: