sábado, 24 de julho de 2021

O MUNDO PRECISA DE HIPOCRISIA PARA RODAR


"Certa vez, fui líder de um projeto de modernização no setor público. Seguindo a cartilha da mudança organizacional, mergulhei fundo na literatura acadêmica para preparar uma proposta técnica. Conversei com especialistas do setor público e privado para identificar boas práticas, envolvi gente de prestígio na organização e, por fim, propus um projeto-piloto bem curto. Mas, surpreendentemente, ele foi vetado.

Vendo minha frustração, um colega de trabalho experiente disse algo que demorei a aceitar. A organização precisava parecer moderna, mas nem tanto. Iniciativas de tecnologia ou a adoção de alguns modismos do mundo dos negócios tinham sinal verde porque não ameaçavam o status quo.

Outras inovações mais substanciais jamais seriam aceitas, mesmo que tivessem o potencial de trazer resultados muito melhores. No fundo, o sistema ali estava configurado para buscar um objetivo paradoxal: mudar para permanecer igual.

Mas não é só setor publico. Na literatura sobre ética organizacional, há todo um capítulo sobre hipocrisia corporativa. Sabe aquelas empresas de cigarro, refrigerante e mineradoras que usam um falso escudo de virtude (programas de “responsabilidade social” e marketing de causa) para esconder seus vícios? É essa a ideia.

Aceitemos. A hipocrisia, esse mau cheiro carregado de moralidade que exala do contraste entre o que se faz e o que se prega, é parte do nosso DNA coletivo desde sempre.

Por outro lado, nosso cérebro roda o tempo todo um software social, com ajuda da rede que os neurocientistas chamam de default mode network (DMN), uma estrutura que fica ruminando as interações com terceiros e nos preparando para os próximos encontros. É um aparato com sensores muito ajustados para identificar discrepâncias, como comportamentos hipócritas e as palavras que fazem curva.

Por baixo, metade dos pequenos e grandes atritos matrimoniais pode ser creditada ao funcionamento desse software mentalcujo alcance, obviamente, vai muito além dos relacionamentos individuais.

Empresas são vigiadas e cobradas porque não fazem o que pregam ou pela camada de açúcar que jogam sobre a lama que produzem. Bilionários, por irem brincar no espaço enquanto o planeta vai pro inferno.

Políticos e seus partidos também não escapam da crucificação. Muitas vezes, de forma justa. Não adianta vender o mais puro creme da virtude na eleição e depois virar base de apoio de governos antidemocráticos, certo?

Outras, de forma injusta, pois o cheirinho de imperfeição não precisa ser real, apenas percebido. Sem um bom trabalho de marketing político, Tabata Amaral, congressista séria e competente, vai passar a vida sendo erradamente acusada, por parte da esquerda, de defender os interesses de Jorge Paulo Lemann.

Previsivelmente, a passada de olhos diária nos painéis de política dos jornalões mostra que boa parte do conteúdo reproduzido ali é julgamento da coerência alheia. Cheque você mesmo.

OBRIGATÓRIA

Mas tem outro aspecto da hipocrisia que costuma passar despercebido: é que ela é obrigatória no mundo moderno, como ilustra o caso das empresas que vendem produtos complicados.

Todo candidato presidencial que se preze, não importa seu histórico patrimonialista, precisa do brilho de um economista bem-vestido, formado nas catedrais americanas, como Harvard ou Chicago, e antenado com um discurso Wall Street Journal que faz a elite econômica ronronar de satisfação.

Nas políticas públicas, a regra é a mesma. Sabe aquela entrega de viaturas reluzentes ou de armamento pesado para a polícia militar enquanto coisas menos charmosas, mas que importam de fato, como o vergonhoso índice de solução de crimes, permanecem debaixo do tapete?

São políticas que fingem atacar os problemas a fundo, mas que estão lá só para dar um verniz de modernidade e satisfazer públicos que não conseguem enxergar um palmo além dos sintomas –nada mais humano, diga-se.

A sociedade também precisa de sua dose cavalar de autoengano. Instituições que ajudam a fazer sentido do mundo, como a mídia, as universidades e os parlamentos, executam com brilho o papel de guardiões da cegueira coletiva para tudo o que está fora do paradigma socioeconômico vigente.

Um exemplo que me é caro: enquanto os gases do efeito estufa atingem níveis de apocalipse climático (sabia?), o prestigiado Journal of Marketing (fator de impacto acadêmico nas alturas) lança uma edição especial sobre um “mundo melhor” em que uma resposta ao problema é o consumo de produtos de luxo…

Nem vou falar de outras instituições sociais, como a religião, cujo papel histórico sempre incluiu adoçar as contradições sociais. Para não ir longe, é comprovada a associação, no mundo moderno, entre desigualdade de renda e religiosidade da população.

Não me entenda mal. Não estou condenando, só constatando: escondida e no nível certo, a hipocrisia é uma das engrenagens que faz este mundo girar."




(De Hamilton Carvalho, artigo intitulado "O Mundo Precisa de Hipocrisia Para Rodar" / 'Sociedade precisa de sua dose de autoengano de instituições que ajudem a fazer sentido do mundo', publicado no site Poder 360 - Aqui.

O autor - auditor tributário no estado de São Paulo, doutor e mestre em Administração pela FEA-USP e ex-diretor da Associação Internacional de Marketing Social - escreve aos sábados para o citado site.

"... o cheirinho de imperfeição não precisa ser real, apenas percebido. Sem um bom trabalho de marketing político, Tabata Amaral, congressista séria e competente, vai passar a vida sendo erradamente acusada, por parte da esquerda, de defender os interesses de Jorge Paulo Lemann."  
A alusão a casos específicos, em abordagens sobre 'fenômenos generalistas', pode não ser oportuna. No caso, até a presente data é ao menos controverso o perfil da referida parlamentar, independentemente do juízo de valor que se possa formular sobre o mega empresário Jorge Paulo Lemann).

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