domingo, 12 de maio de 2019

A MÃE QUE DEFENDEU OS FILHOS E DERROTOU OPONENTES

                    (Médica Letícia Fernandes e seus filhos)
A mãe que derrotou a Globo em defesa de seus filhos
Por Luis Nassif
Esses dias que antecedem o Dia das Mães nos deixam mais propensos a um mergulho emotivo, esquecendo por instantes o país selvagem que emergiu nos últimos tempos, vítima de oportunistas e da covardia generalizada das instituições, o país do preconceito, da xenofobia, do racismo.
Acordo de manhã, e na caixa postal do Messenger, uma mensagem curta que me aquece a alma, da médica Letícia Fernandes, anunciando a certidão de nascimento, assegurando a adoção plena da menina Stephanie Fernandes Silva.
Desde antigamente, a literatura consagrou episódios de mães lutando pelos filhos. Aliás, com o perdão pela relativização, mas com todos os avanços dos direitos das mulheres, com o protagonismo que estão alcançando em todos os campos, com a independência que me deixa prenhe de orgulho das minhas meninas, não há sentimento mais forte que o da maternidade.
Minha crônica de Dia das Mães vai para Letícia e seus dois filhos, a luta épica que travou contra a maior rede de Televisão do país, contra uma Ministra dos Direitos Humanos despreparada e um juiz desequilibrado e oportunista para poder ficar com as suas crianças.
Letícia recebeu a guarda de duas crianças abandonadas, de Monte Santo. Para promover sua novela “São Jorge”, que tratava do tema do tráfico de pessoas, a Globo criou uma ficção, denunciando uma suposta quadrilha que comercializava crianças em Monte Santo e tratando as famílias que as receberam como marginais. Os heróis eram um juiz desequilibrado e o companheiro da mãe das crianças, apresentado como um lavrador trabalhador querendo recuperar os filhos.
Tratada como receptadora de uma quadrilha, massacrada pela cobertura da Globo, Letícia não desistiu. Quando uma cobertura sensacionalista arrancou as crianças de seus lares de adoção, com cenas chocantes, de crianças chorando e não querendo ir, Letícia se pôs a campo.
Armada de um celular, filmou o repórter da Globo dando dinheiro ao companheiro – que, depois, se soube, tinha várias passagens pela polícia por agressão, alcoolismo e abusos -, e obrigou a Globo a esconder a mãe fora da cidade, para que a imprensa não descobrisse a farsa.
Tempos depois, sem a pressão da Globo, a mãe biológica devolveu as crianças para as famílias, alegando total falta de condições de criá-las.
Ontem, Letícia obteve adoção plena. (...). 
(Para continuar, clique AQUI).

Nenhum comentário: