quarta-feira, 29 de maio de 2019

AFINAL, QUEM PERMITE ESSE MODELO ASSASSINO DE GESTÃO DE PRESÍDIOS?

(Foto: Arq.)
Em primeiro de janeiro de 2017, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), de Manaus, registrou uma rebelião com 56 mortes. Nesta semana, outra rebelião, com mais 55 mortes. A empresa responsável pela gestão do presídio é a Umanizzare. Seu dono, Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Federação do Comércio do Ceará, interventor no Sesc-Senac do Rio de Janeiro, administrando R$ 1 bilhão por ano, apesar das inúmeras suspeitas que recaem sobre ele.
Fosse um País sério, um inquérito para apurar a responsabilidade dos gestores do presídio nas duas rebeliões que totalizam mais de 100 mortes já teria sido instaurado. (Em tempo: há pouco, o ministro Moro mandou instaurar inquérito - veja Aqui).

Aliás, é de se perguntar quem está permitindo a continuidade desse modelo assassino de gestão de presídios mesmo após a primeira rebelião.
No vídeo acima (clique AQUI), publicado em 28 de maio, Luis Nassif levanta essas questões e explica como funciona “um dos sistemas mais pesados que se tem no setor público, que é o sistema de privatização de presídios.”
“O jogo desse pessoal é simples. Eles montam um acordo político, [envolvendo] financiamento de campanha [eleitoral]. Assumem a gestão de um presídio. Ganham dependendo da população carcerária, então a população carcerária explode. O custo por preso em Manaus é super elevado. Superlotação [serve] para aumentar o faturamento. Deixam acumular dívidas fiscais e trabalhistas, e quando a empresa está com passivo grande, fecham a empresa. Abrem uma nova, que assume a gestão porque os contratos políticos são mantidos.”
É, segundo Nassif, um pouquinho do quadro da corrupção brasileira quando não envolve somente a politização e ideologização vista na Lava Jato.
“Se Lava Jato fosse levantar a história de Luiz Gastão, veria envolvimentos [com o sistema político] para todo lado.”
Mas como não é a Petrobras…
Confira o artigo de Luis Nassif sobre o tema:
Luiz Gastão: a blindagem de um homem de bem, responsável por 110 mortes em presídios

................

No Uol  -  "DOS 55 MORTOS EM MANAUS, 11 ERAM PRESOS PROVISÓRIOS, SEGUNDO DEFENSORIA PÚBLICA"  -  AQUI.

Nenhum comentário: