quarta-feira, 18 de julho de 2018

MANDELA É 100

Spacca.
....
"No centenário de Mandela cresce o abismo entre pobres e ricos no mundo

Por Marcos Aurélio Ruy

A quarta-feira (18) entrou para a história porque em 1818 nascia nessa data Nelson Rolihlahla Mandela, um dos principais líderes mundiais do século 20. Sua trajetória de combate ao apartheid (regime de segregação racial de 1948 a 1994), Mandela se transformou num dos principais símbolos de resistência ao racismo e à violência do Estado contra a maioria da população sul-africana e ultrapassou fronteiras ao se tornar um líder mundial na luta antirracista no mundo.

Por isso, Organização das Nações Unidas (ONU) transformou o dia do seu aniversario, 18 de julho, como o Dia Internacional Nelson Mandela. 'A vida desse ícone deve ser reverenciada porque se dedicou integralmente a uma causa. E mesmo preso não se rendeu e pôde levar seu povo ao poder acabando com a segregação e a desumanização da maioria da população sul-africana', diz Mônica Custódio, secretária de Igualdade Racial da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Mantido prisioneiro por determinação da CIA (agência de espionagem estadunidense), passou 27 anos na prisão do regime segregacionista da África do Sul, conquistando a liberdade em 1990 para se tornar o primeiro presidente negro do país em 1994, cargo que só deixaria em 1999, com amplo apoio popular.
'Com a força de um libertador traduziu a luta contra a apartheid, pela luta dos direitos civis, humanos e pela soberania de seu país', afirma Mônica. O líder negro faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, deixando um legado como poucos de resistência e abnegação pela causa de um mundo mais justo e igual. (...)."  -  (Para continuar, clique AQUI).

Nenhum comentário: