terça-feira, 24 de julho de 2018

A DEFESA DO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL PELO THE ECONOMIST

.
O tempo e seus caprichos. Depois de décadas abominando o estado de bem-estar social, The Economist, bíblia do capitalismo mundial, formula interessantes argumentos em defesa de sua inserção no cenário global. Tudo isso em pleno processo de extinção ou definhamento das políticas sociais em países como o Brasil...

Nas mitologias da esquerda e da direita, o welfare state é uma obra do socialismo. No entanto, a tradição intelectual mais deve ao liberalismo. O arquiteto de sua versão britânica, William Beveridge, não queria usar o poder do Estado por si só. O objetivo era dar às pessoas a segurança para buscar as vidas que escolhessem. E os reformadores liberais acreditavam que, ao proteger as pessoas contra alguns riscos de destruição criativa, os estados de bem-estar reforçariam o apoio democrático ao livre mercado.
Nas décadas desde que Beveridge publicou seu relatório seminal em 1942, os estados de bem-estar social se espalharam, tornaram-se maiores, mais complexos e, com frequência, menos populares. Essa mudança tem muitas causas. Mas um é que os welfare states divergem frequentemente dos princípios liberais que os sustentam. São esses princípios que devem ser reafirmados.
À medida que os países se tornam mais ricos, eles tendem a gastar maiores parcelas da renda nacional em serviços públicos e benefícios. Os gastos com “proteção social”, como pensões, seguro-desemprego e assistência para os que sofrem, aumentaram de uma média de cerca de 5% do PIB nos países ricos em 1960 para 20% hoje. Inclua gastos em saúde e educação e essas ações praticamente dobram. Para alguns, a escala desses estados de bem-estar é motivo suficiente para a reforma.
Mas o que o estado de bem-estar faz talvez seja mais importante que seu tamanho. Deve procurar permitir que os indivíduos façam as suas próprias escolhas, seja através do apoio aos pais para regressarem ao trabalho como na Escandinávia, orçamentos pessoais para pessoas com deficiência escolherem as suas próprias provisões como na Inglaterra ou contas de aprendizagem ao estilo de Singapura para que os desempregados possam adquirir novas habilidades.
Todo mundo precisa do suficiente para viver. Muitos daqueles que abandonam o mercado de trabalho, ou que trabalham na economia gig, lutam para sobreviver. E com muita frequência, a ajuda aos pobres vem de formas cruéis, ineficientes, paternalistas ou complexas. Em alguns países ricos, os desempregados enfrentam alíquotas marginais de mais de 80% quando começam um emprego, devido à perda de benefícios. (Nota deste blog: economia gig = "...também conhecida como 'Freelance Economy', 'Economia sob demanda' ou '1099 Economy', é o ambiente ou o mercado de trabalho que compreende, de um lado, trabalhadores temporários e sem vínculo empregatício [freelancers, autônomos] e, de outro, empresas que contratam estes trabalhadores. - Wikipedia - Aqui).
Qualquer reforma do bem-estar implica trade-offs entre o custo de um esquema e seus efeitos sobre a pobreza e incentivos ao trabalho. Nenhum esquema é perfeito. Mas uma boa base é o imposto de renda negativo, que subsidia trabalhadores abaixo de um limite de lucro, enquanto sobrecarrega os que estão acima dele. Imposto de renda negativo pode ser combinado com uma renda mínima para todos. É uma maneira relativamente simples e eficiente de direcionar a pobreza, mantendo os incentivos para o trabalho, desde que a alíquota do imposto não seja muito alta.
A reforma, no entanto, também requer enfrentar dois desafios que não causaram muita preocupação a Beveridge. O primeiro é o envelhecimento. A proporção de pessoas em idade de trabalhar para aposentados em países ricos deve cair de cerca de quatro para um em 2015 para dois para um em 2050. E, à medida que os países tornam-se mais parcos, os gastos sociais se tornam mais tendenciosos em relação aos idosos. Para mitigar a crescente desigualdade intergeracional, faria sentido reduzir os benefícios para os idosos e aumentar progressivamente a idade de aposentadoria.

Recusando os miseráveis

O segundo desafio é a imigração. Em toda a Europa, o "chauvinismo assistencialista" está em ascensão. Isso apoia um estado de bem-estar generoso para pessoas nativas mais pobres - mas não para imigrantes. Os populistas argumentam que, se os migrantes dos países pobres imigrarem livremente para os ricos, eles irão arruinar o estado de bem-estar social. Outros argumentam que as políticas de migração liberal dependem de restringir o acesso a ele: construir um muro em torno do estado de bem-estar, não do país. Pesquisas sugerem que poucos europeus nativos querem privar os recém-chegados de acesso instantâneo a cuidados de saúde e escolas para seus filhos. Mas algumas restrições sobre benefícios em dinheiro, como as que já existem nos Estados Unidos e na Dinamarca, podem ser necessárias.
Como os liberais como Beveridge perceberam, a melhor maneira de garantir o apoio aos mercados livres é dar a mais pessoas uma participação neles. O estado de bem-estar deve ser visto como mais do que fornecer sapatos e sopa para os pobres, e segurança na velhice. Numa sociedade democrática é também crucial para o capitalismo.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: