domingo, 29 de julho de 2018

REFLEXÕES DE ROBERT CRUMB

.
Robert Crumb, cartunista e ilustrador, nasceu na Filadélfia em 1943. É considerado um dos maiores astros do Underground gráfico e, por trabalhos como Zap COMIX e RAW, foi laureado com o Prêmio (Will) EISNER. 
Em tempo: Além de bamba nas artes gráficas, Robert Crumb toca banjo/ukulele nos grupos East River String Band (confira aqui em 'So Sorry Dear') e Robert Crumb and his Cheat Suit Serenaders (curta 'Sweet Lorraine' - aqui).


Lista de Livros - Minha Vida - Robert Crumb




 “E o que é o sucesso da América? Uma vitória vazia, no máximo... eu – eu não sou um homem feliz... no fim das contas, o que de fato alcancei? (...) Nada foi resolvido... por dentro ainda sou...”  
*

        “Olhando para trás do mirante elevado de meus cinquenta anos sobre a terra, fica bem claro que na minha juventude fui um tonto. Sim, um tonto... apesar disso, como todo jovem, achava que sabia tudo o que importa e um pouco mais. Eu era convencido, arrogante, e com uma ideia exagerada da minha própria importância.”
*

        “Desprezo todos os governos, religiões organizadas, grandes corporações, cultos new age, mídias de massa, partidos políticos, qualquer tipo de hierarquia com líderes e seguidores... hm... talvez por isso me sinta tão sozinho...” 
*

        “Cê sabe, pros nossos pais era a segunda guerra mundial, 'a maior de todas'... pra gente era o LSD e outras poderosas substâncias alteradoras de consciência... nossos pais contam histórias de guerra... nós contamos histórias de LSD (os caras que foram pro Vietnã contam as duas!)!!!”
*

        “Como Mark Twain já disse sobre a América: É uma civilização que destruiu a simplicidade e o sossego da vida, substituiu seu contentamento, sua poesia, seus sonhos e visões suaves e românticos pela febre do dinheiro, ideais sórdidos, ambições vulgares e o sono que não revigora...”
*

        “Todo mundo acha que é superior aos outros por algum motivo, mas eu sou mesmo.”
*

        “É o sistema daqui que nos deixa do jeito que somos neste país... agressivos, famintos por dinheiro, autoafirmativos, conspiradores, furtivos, sujos, imprestáveis...”
*

        “Cito o grande Jonathan Swift. Ele diz: ‘sempre detestei todas as nações, profissões e comunidades, só posso amar indivíduos’.”
*

        “O mais repulsivo, entretanto, é aquele cara no espelho.”
*

        “Tive uma educação católica na América dos anos 1950, que era muito, muito careta, então boa parte do que aconteceu nos anos de 1960 foi uma quebra disso, para ver o que havia por trás e tentar entender para onde ir dali para a frente. E depois? A civilização tem que continuar! Ninguém aqui quer virar bárbaro! Resolver tudo isso é complicado.
       Tratando de artes visuais, é preciso revelar algo da realidade que não pode ser colocado em palavras. Qualquer artista que possa explicar seu trabalho em palavras não está no rumo certo. É difícil. Você está sempre tateando no escuro e revelando coisas a si mesmo enquanto cria sua arte. Tem gente que usa fórmulas ou investe seu talento todo no dinheiro – não sei como este povo aguenta. A coisa deve ficar entediante, creio eu...”

................

Lista de Livros  -  Minha Vida  -  Robert Crumb
Editora Conrad  -  100 páginas
(Blog do Doney  -  AQUI).

Nenhum comentário: