sábado, 17 de setembro de 2011

HQMIX 2011


Glauco é homenageado no HQMIX, o Oscar dos quadrinhos brasileiros

Para homenagear o cartunista Glauco, assassinado em março do ano passado, o artista plástico Olintho Tahara criou uma escultura do Geraldão como troféu da edição deste ano do prêmio HQMIX, o Oscar dos quadrinhos no Brasil. Pojucan, filho do artista, e a viúva, Beatriz Galvão, foram ao Sesc Pompéia na noite desta sexta-feira receber a homenagem e a estatueta. Pojucan contou que organiza a obra do pai para uma mostra retrospectiva no Centro Cultural São Paulo em 2012, reunindo material dos 30 anos de carreira do cartunista.

- Para tudo meu pai tinha um desenho para mostrar, sempre com muito humor - lembrou Pojucan. - Ele falava que eu era o Geraldinho, mas dizia o mesmo para meu irmão Raoni. Acho que Raoni era mesmo mais parecido com Geraldinho - disse o jovem artista, cujo irmão também foi morto a tiros com o pai na casa em que moravam em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Muitos premiados prestaram homenagem a Glauco. Laerte foi o que mais falou do amigo e não escondeu a alegria em ganhar um Geraldão tridimensional por ter sido vencedor na categoria tira nacional, com "Piratas do Tietê".

- Fico muito emocionado em receber esse Geraldão. Toda a memória de Glauco é carregada de significados. Era um sujeito multivalente. Ele é o polvo humano, cheio de braços e pernas, mas com uma cabeça só - disse Laerte, emocionado.

Laerte voltou ao palco para receber o prêmio em nome do amigo Angeli, que venceu na categoria melhor chargista.

- Fazendo jus a fama, ele está trabalhando desesperadamente para fazer a próxima charge - contou Laerte, fazendo referência ao documentário "Angeli 24 horas", de Beth Formaggini, exibido antes do início da premiação. (Fonte: Globo.com)

Relação dos premiados: AQUI.

Nenhum comentário: