quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DILMA: ESTADO PALESTINO É DIREITO LEGÍTIMO


"(...) Quero estender ao Sudão do Sul as boas vindas à nossa família de nações. O Brasil está pronto a cooperar com o mais jovem membro das Nações Unidas e contribuir para seu desenvolvimento soberano.

Mas lamento ainda não poder saudar, desta tribuna, o ingresso pleno da Palestina na Organização das Nações Unidas. O Brasil já reconhece o Estado palestino como tal, nas fronteiras de 1967, de forma consistente com as resoluções das Nações Unidas. Assim como a maioria dos países nesta Assembléia, acreditamos que é chegado o momento de termos a Palestina aqui representada a pleno título.

O reconhecimento ao direito legítimo do povo palestino à soberania e à autodeterminação amplia as possibilidades de uma paz duradoura no Oriente Médio. Apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política em seu entorno regional.

Venho de um país onde descendentes de árabes e judeus são compatriotas e convivem em harmonia – como deve ser. (...)"


(Dilma Rousseff, em discurso de abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU, há algumas horas, em Nova York. Além da defesa do reconhecimento da Palestina como estado pleno, Dilma destacou a crise financeira mundial e a inclusão do Brasil no Conselho de Segurança, entre outros temas. A íntegra do pronunciamento pode ser lida AQUI).

Nenhum comentário: