sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EINSTEIN REVISITADO


Descoberta que contradiz teoria de Einstein intriga cientistas

Cientistas estão intrigados pelos resultados obtidos por cientistas do Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, na sigla em francês), em Genebra, que afirmaram ter descoberto partículas subatômicas capazes de viajar mais rápido do que a velocidade da luz.

Neutrinos enviados por via subterrânea das instalações de Cern para o de Gran Sasso, a 732 km de distância, pareceram chegar ao seu destino frações de segundo mais cedo que a teoria de um século de física faria supor.

As conclusões do experimento, que serão disponibilizadas na internet, serão cuidadosamente analisadas por outros cientistas.

Um dos pilares da física atual – tal e qual descrita por Albert Einstein em sua teoria da relatividade – é que a velocidade da luz é o limite a que um corpo pode viajar. Milhares de experimentos já foram realizados a fim de medi-la com mais e mais precisão.

Até então nunca havia sido possível encontrar uma partícula capaz de exceder a velocidade da luz.

"Tentamos encontrar todas as explicações possíveis para esse fenômeno. Queríamos encontrar erros – erros triviais, erros mais complicados, efeitos indesejados – e não encontramos", disse à BBC um dos autores do estudo, Antonio Ereditato, ressaltando a cautela do grupo em relação às próprias conclusões. (...)

Fonte: BBC News.

................
Será que a ficção virou realidade, mestre Einstein? É que há anos vimos deparando com situações da espécie, no movediço mundo da imaginação. Nesse ritmo, não causará surpresa a eventual pertinência da teoria do Buraco de Minhoca, que entremeia as dimensões espaço-tempo e 'encurta' o universo. Da discussão (no estudo, na pesquisa) nasce a luz, do tempo nasce a superação da luz.

Mas, como fazem escribas sensatos, convém inserir nessa notícia um alerta em letrais garrafais com os dizeres em observação.

Nenhum comentário: