domingo, 29 de novembro de 2009

DARWIN E OS CRIACIONISTAS


Estreia no Brasil em janeiro de 2010 'Criação', produção inglesa que marca os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 do lançamento da primeira edição de 'A Origem das Espécies'(Por Meio da Seleção Natural).

Nos EUA, o filme penou para encontrar distribuidora, tal a pressão dos Criacionistas (defensores ferrenhos da literalidade do 'Gênesis' bíblico). O título do filme, aliás, já é deliberadamente provocativo...

As escolas americanas estão legalmente autorizadas a transitar entre as correntes Criacionista e Evolucionista. Ou a encalharem na primeira.

O baita desafio de 'Criação' será superar 'O Vento Será Tua Herança', de 1960 (poster ao lado), filme baseado no julgamento, em 1925, de um professor do Tennesse impedido de lecionar por 'pregar' o Evolucionismo. São impagáveis os pegas entre Spencer Tracy e Fredric March em torno da questão. E 'O Vento...' tem também Gene Kelly como um jornalista ácido, ninguém menos que o insuperável e 'insultuoso' H. L. Mencken. (O imbróglio foi refilmado em 1999, para exibição na TV, com Jack Lemmon e George C. Scott).

A Darwin o que é de Darwin.

2 comentários:

Sílvio Macedo disse...

Segundo a bióloga israelense Eva Jablonka a transmissão de caracteres adquiridos é um conceito que pode ocorrer na natureza através do mecanismo de ativação ou supressão de genes.O fator indutor nestes casos seriam as mudanças ambientais.Segundo a mesma uma teoria da evolução mais completa teria que acomodar o velho Lamarck.A guerra entre criacionistas e evolucionistas continua.Abração dodó.

Dodó Macedo disse...

Valeu, Silvinho. Lerei a respeito.
Belo comentário.
Abração procê e as meninas.
Dodó Macedo.