"NA VERDADE, A TERRA ESTÁ ESFRIANDO."
(Prof. José Carlos Parente de Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, doutor em Física e pós-doutor em Física da Atmosfera, em entrevista ao Diário do Nordeste, edição de 15.11, aduzindo, entre outras observações, que o importante é discutir "o que o homem deve fazer para não poluir o mar, os rios, os lençóis freáticos, para não derrubar e não queimar florestas, para manejar corretamente o solo").
Conforme o blog Vi O Mundo, os que são contrários à teoria do aquecimento global alinham argumentos do pós-doutor Luiz Carlos Molion, meteorologista formado na Inglaterra e EUA, o documentário 'A grande farsa do aquecimento global', de Martin Durkin, de março de 2007, e críticas acerbas a Al Gore, que vem construindo sua agenda do aquecimento global desde os idos da ECO 92 e que nos últimos tempos lucra fortunas em cima desse tema.
Os oponentes assim contestam (alguns partindo para a ironia):
."Uma vez que as geleiras dos pólos estão desaparecendo, concluímos que o mundo só pode estar esfriando"
."E a desertificação, que se amplia?"
."E o derretimento das neves do Kilimanjaro, dos Andes, do Ártico, do Himalaia?"
."E o verão brasileiro, a cada dia mais quente?"
."A forma como o planeta lida com os altos teores de CO2 na atmosfera é depletando-o por intermédio de fenômenos atmosféricos de alta intensidade. (...) Em 2004 aconteceu o primeiro ciclone tropical (furacão) no atlântico sul".
."O pólo norte está descongelando. Explica, então, essa teoria (do não aquecimento) para os ursos polares".
Até o presente momento, EUA e China, eméritos predadores, se mantêm indiferentes ao debate...
Nenhum comentário:
Postar um comentário