segunda-feira, 16 de março de 2015

IMAGENS CONSTRANGEDORAS


Imagens constrangedores das manifestações de domingo

Entre as motivações dos manifestantes para os protestos deste domingo estão a insatisfação com o governo federal, o pedido de impeachment da presidente e até mesmo uma intervenção militar no Brasil.

De acordo com o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor da cadeira de Ética e Filosofia Política da USP, a pregação da ditadura militar precisa ser criminalizada.

“Estamos tendo no Brasil uma tolerância, que é grande, com condutas antidemocráticas que deveriam ser tipificadas como criminosas… Pregar a volta dos militares deveria ser crime, deveria levar a pessoa para a cadeia. Vários países da Europa criminalizaram a pregação nazista. Nós – que tivemos uma ditadura militar – deveríamos criminalizar a pregação da ditadura.” (...).

(Para ver algumas imagens, clique aqui).

................
Igualmente constrangedora é a atitude da oposição, que comemora adesão às manifestações contra o governo Dilma. O quê?! Como adesão? Por acaso algum partido político liderou as manifestações? Ora, o candidato derrotado nem sequer compareceu, e dois notórios opositores - Bolsonaro e Paulinho da Força -, um no Rio, outro em São Paulo, tentaram discursar e foram impedidos pelos manifestantes. Essa comemoração está mais para apropriação indébita.

Os manifestantes foram claros: querem, também, a reforma política. Por que a oposição, atendendo aos reclamos das ruas, não pleiteia do ministro Gilmar Mendes a liberação do processo sobre a inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanhas políticas, sob vistas há dez meses?!

Nenhum comentário: