sábado, 22 de junho de 2013

ECOS DO PRONUNCIAMENTO


"O pronunciamento de Dilma foi excelente, porque:

1. Mostrou disposição de força de combater os vandalismos. A Rede Globo vem pautando obsessivamente essa questão. Se o Governo não demonstrasse essa disposição, alguém o faria e um (bastante) eventual golpe de estado encontraria sua possibilidade.

2. Afirmou disposição de interlocução com os movimentos que estão nas ruas, com o que renova a identidade de esquerda do seu governo.

3. Aproveitou para avançar em três agendas:
- o projeto de 100% dos royalties do petróleo para a educação
- reforma política já
- médicos cubanos já
Com isso, Dilma pega impulso nas pautas dos movimentos para oportunizar uma reforma estrutural e empreender duas ações concretas, em saúde e educação, que os opositores de seu governo temem.

4. Ao falar da Lei de Acesso à Informação pública construiu uma agenda indireta, que, a depender da articulação dos setores progressistas da sociedade, poderá ter chance de:
- Pautar a Lei da Comunicação, enfim, e,
- Domesticar a arrogância do Judiciário, pois, ao propor que essa lei se estenda aos outros poderes, Dilma jogou a batata quente para esse poder, que agora precisará responder à altura e enfrentar seu inerente e escandaloso problema ético."



(Comentário de Fábio Fonseca de Castro, aqui, em face do discurso de ontem, 21, de Dilma Rousseff. 
Observações:  1) Dilma não falou em 'médicos cubanos já', mas em trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS.  2) Faltou alusão ao compromisso do Executivo relativamente ao item transporte público/mobilidade urbana, com envolvimento de estados e municípios - maiores cidades).

Nenhum comentário: