sábado, 8 de junho de 2013

PERCENTUAIS PRESIDENCIAIS


"(...) Dilma tem hoje, segundo o Datafolha, 57% de 'ótimo e bom' como respostas para a avaliação de seu governo. Outros 33% consideram que a petista faz uma administração regular. E 9% acham o dilmismo no Planalto 'ruim ou péssimo'.

Luís Inácio Lula da Silva governou ou Brasil de 2003 a 2010. Em junho de 2005 (2 anos e meio do seu primeiro mandato) tinha 22 pontos percentuais a menos de 'bom e ótimo' do que Dilma na atualidade.

Fernando Henrique Cardoso governou de 1995 a 2002. Em junho de 1997, marcava 18 pontos a menos de 'bom e ótimo' do que Dilma hoje. (...)."



(Fernando Rodrigues, aqui, acerca da recém divulgada pesquisa Datafolha sobre o governo Dilma Rousseff.

Atribui-se a queda da popularidade presidencial à percepção de que a economia vai mal. Vejamos: gêneros alimentícios subiram de preço, enquanto o PIB trimestral alcançou o magro índice de 0,6%. 

Há o pleno emprego, é verdade, assim como é verdade que os gêneros alimentícios são afetados pelo fenômeno da sazonalidade, além de o 'magro' PIB haver sido igual ao dos EUA. Mas...

Mas a inflação de maio apresentou queda acentuada, os preços dos gêneros alimentícios caíram - o  vilão tomate despencou mais de 10% -, a produção industrial aumentou bem em abril e economistas, a exemplo dos ligados à indústria automobilística, mantêm a estimativa de PIB em torno de 3% em 2013.


Aguardemos).

Nenhum comentário: