segunda-feira, 16 de agosto de 2021

ENQUANTO ISSO EM CABUL

.
Enquanto o aeroporto de Cabul 'repete' cenas da tresloucada retirada de americanos e aliados do aeroporto de Saigon em 1975, resta evidenciado o reconhecimento, pelos EUA, do poder geopolítico da China (com rebarbas para a Rússia). O mundo foi redesenhado pelo tempo. Querer implantar um 'regime democrático' em um país paupérrimo,  fragmentado e culturalmente peculiar é mais do que miopia, como se vê. '20 anos de ocupação se diluindo qual sorvete ao sol', como diz o poeta; o que será das mulheres afegãs, por exemplo? 
Agora é aturar os arroubos de Trump e o arrocho da atuação de Tio Sam na América Latina, Brasil incluído. "No nosso quintal, não, my friend!!" No mais, cumpre-nos assuntar, tentando aprender novas lições e apreender realidades, como diz um velho amigo. 


O texto de Michael Moore, em seu Facebook:

"Cabul, Saigon. A queda, mais uma vez. A América perde outra guerra. Nossa guerra mais longa. “Somos o nº 1 !!” Gastamos mais de US$ 2 trilhões. Sacrificamos mais de 2.300 vidas de americanos para invadir um país onde Bin Laden nunca foi, em lugar nenhum, encontrado. Bush disse que não tinha interesse em capturá-lo. A equipe de Obama o encontrou em uma casa na mesma rua de "West Point" do Paquistão. Quem diria!

NÓS somos os invasores. O Taleban não é invasor - eles são afegãos - é o país deles! Eles são loucos religiosos. Nós sabemos como é - nós temos o nosso!

Que bagunça trágica. Tirem recursos do Pentágono e do complexo militar-industrial, da NSA, da Segurança Interna. Eles enviaram nossas jovens tropas para a morte. Vergonha! 15 dos 19 sequestradores em 11 de setembro eram da Arábia Saudita! Nem o Afeganistão, nem o Iraque, nem o Irã. Por que Bandar Bush não atacou os sauditas? Oh. Certo. Encha-o!

Mais uma vez, fomos derrotados por um exército sem aviões bombardeiros, sem destroieres, sem mísseis, sem helicópteros, sem napalm - apenas um bando de caras em picapes. Não ganhamos uma guerra real na defesa deste país desde a Segunda Guerra Mundial.

76 anos atrás hoje.

Hoje é o Dia do VJ - Dia da Vitória sobre o Japão. 15 de agosto de 1945. (Obrigado, tio Lornie, por sacrificar sua vida.)

(Emad Hajjaj - Jordânia)

Hoje, 76 anos depois, é o dia em que os EUA perderam a Guerra do Afeganistão. Deus abençoe nossas tropas. Que nossas tropas nos perdoem.
"  -  (Aqui).

Nenhum comentário: