terça-feira, 31 de agosto de 2021

DUAS DO DIA

.
Este Blog tem ciência de que os virtuosos não suportam mais esses assuntos. Mas a CPI da Pandemia está, sim, pondo muitos pingos nos ´Is', colocando muita coisa em pratos limpos, e isso é imperioso (esse caso do motoboy, p. ex., tem potencial para escancarar a corrupção - daí, talvez, o empenho de seus 'protetores' em 'resguardá-lo') -- e a variante Delta, na esteira do que falou Miguel Nicolelis (Aqui), acendeu o sinal amarelo no Ministério da Saúde. São temas que não podem passar batido, convenhamos. 
Mas nem tudo está perdido: resolvemos poupar os virtuosos sobre o que aguarda os tresloucados que ameaçam 'salvar o Brasil de flagelos mil' no 7 de setembro. 

(I) 


Randolfe diz que CPI vai recorrer de decisão de Nunes Marques: "que segredos o motoboy esconde?"

No 247:
Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede), afirmou que irá recorrer da decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que desobrigou o motoboy Ivanildo Gonçalves Dias de comparecer em sessão na comissão do Senado marcado para esta terça-feira, 31.

“Pelo visto, a VTClog é realmente MUITO poderosa. Que segredos o motoboy esconde? Respeitamos a decisão do ministro Nunes Marques, mas iremos recorrer da decisão!”, afirmou o senador no Twitter.

Em decisão liminar nesta segunda-feira, 30, Nunes Marques também permitiu que, caso o motoboy compareça à sessão, ele poderá ficar em silêncio e está desobrigado a firmar o compromisso de dizer a verdade.


A liminar de Nunes Marques considerou que não há correspondência entre os fatos investigados pela CPI e as informações que serviram de base para a convocação de Ivanildo.

"Não há, assim, congruência entre os fatos determinantes da abertura da CPI ― políticas públicas no enfrentamento da pandemia que alcançou o Brasil em 2020 ― e aqueles que serviram de fundamento para a convocação do impetrante: movimentação financeira da VTClog sem determinação do período; saques pelo impetrante, nos últimos dois anos, de altos valores destinados a sua empregadora; relação de confiança da empresa VTClog com o impetrante; e transporte, em sua moto, de R$ 430 mil, em 24 de dezembro de 2018, 'noite de Natal'”.

O caso

Segundo denúncias, o motoboy sacou um total de R$ 4,74 milhões para a VTC Log, uma empresa de logística com contratos no Ministério da Saúde e responsável pelo transporte de insumos e vacinas.

Na ação no STF, o advogado Alan Diniz Moreira Guedes de Ornelas, que o defende, diz que "sua função é de motoqueiro e, em decorrência disto, realiza todas as diligências que dependem de deslocamento, inclusive bancárias". 

Para a defesa de Ivanildo, o requerimento aprovado pela CPI "aponta fantasiosas ilicitudes praticadas pelo impetrante que, por sua vez, somente exerce a profissão de  motoboy na empresa VTCLOG e, ainda, utiliza de dados financeiros sigilosos que abrangem período não compreendido pela pandemia". Diz ainda que a convocação é um "ato emanado através de ilegalidades".

A defesa avalia que "o que se verifica através das diversas sessões até então realizadas é que alguns excessos são praticados para o fim de causar devassa pessoal e jurídica de agentes públicos, empresas privadas, instituições e pessoas físicas, assim como no caso do presente mandado de segurança".


................
Em Tempo:
A CPI já ingressou no Supremo com pedido de reexame, pelo Pleno, da decisão singular do ministro Nunes Marques.

................

(II)


Ministério da Saúde admite que Covid-19 pode ter nova onda em setembro

No 247:
O Ministério da Saúde já trabalha com a possibilidade de uma alta nos casos de Covid-19 - e também de hospitalizações - no mês de setembro.

A variante delta, que é mais contagiosa, e a diminuição da proteção das vacinas na população mais idosa, a primeira a se imunizar, estão entre as explicações para a preocupação com a aceleração no número de casos. Estados e municípios, por outro lado, avançaram na reabertura econômica e no afrouxamento das regras sanitárias.

Uma das medidas que o Ministério da Saúde acredita que podem frear um crescimento maior do número de casos de Covid-19 é a aplicação da terceira dose da vacina nos imunossuprimidos e nos mais idosos, que começam a receber o reforço a partir de 15 de setembro, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo. 

O ritmo da vacinação ainda é insuficiente para que se chegue à cobertura vacinal desejável, de pelo menos 90% da população imunizada com segunda dose até 31 de dezembro de 2021, afirmam os pesquisadores Guilherme Werneck, Ligia Bahia, Jessica de Lima Moreira e Mário Sheffer.  -  (Aqui).

.Miguel Nicolelis:
Análise de conjuntura .......................... Aqui.

Nenhum comentário: