terça-feira, 11 de maio de 2021

CPI DA PANDEMIA INTERPELA O PRESIDENTE DA ANVISA


No 247:
A CPI da Covid poderá quebrar o sigilo telefônico  e   telemático do presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  Antonio  Barra Torres,  para verificar se ele  sofreu pressão  de Jair Bolsonaro para atrasar a  análise do  registro de vacinas.

O diretor da agência, que é contra-almirante da Marinha, falará nesta terça-feira (11) na comissão e também será questionado sobre o assunto, informa a Folha de S.Paulo.

Torres é aliado próximo de Bolsonaro, por isso haverá perguntas sobre se ele sofreu algum tipo de pressão para acelerar ou retardar a análise do registro de vacinas e se ele já deixou o posicionamento ideológico contaminar alguma decisão.    

Alguns senadores disseram que o processo de registro da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, estará entre os questionamentos feitos ao presidente da agência reguladora, pois a vacina foi alvo de diversos ataques de Bolsonaro.

Haverá questionamentos também sobre a vacina russa Sputnik V. Senadores acreditam que a Anvisa está boicotando a aprovação do imunizante, que tem sido usado em diversos países.  -  (Aqui).

................

.Confira o Depoimento do
Presidente da Anvisa ....................... Aqui.

Estamos acompanhando certamente o melhor depoimento, até agora, entre todos da CPI. Em meio ao desastre brasileiro, é reconfortante deparar com autoridade que prestigia a Ciência e fala sem amarras sobre o que pensa. Mas remanescem pontos 'em aberto', notadamente quanto à vacina Sputnik V, razão por que convém aguardar o final do depoimento.

Nenhum comentário: