quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SOBRE A REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU PARA DEBATER A PANDEMIA


Brasil 247:
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, divulgará nesta quarta-feira (17) um comunicado com algumas propostas para aumentar a solidariedade global de forma a garantir a distribuição de vacinas contra a doença, segundo o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.   

Espera-se também uma intervenção da diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Henrietta Fore, disse a porta-voz.    

De acordo com uma nota conceitual divulgada pela Delegação do Reino Unido, que este mês preside o Conselho de Segurança, agora é urgente garantir o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19 em contextos afetados por conflitos e insegurança.   

O objetivo desta sessão, que será realizada em sua maioria por videoconferência, é debater o papel do Conselho, dos Estados membros e da ONU nesta tarefa extremamente importante no combate à crise de saúde.  

Além disso, a nota conceitual destaca como as tendências epidemiológicas globais mostram uma pandemia crescente, com o surgimento de novas variantes mais comunicáveis.    

A economia mundial está em crise e a recuperação provavelmente será frágil e desigual, exacerbando fatores de conflito e instabilidade, enfatiza o documento.    

Tal situação aumenta a urgência para a implantação de um maior número de vacinas em todo o mundo e, assim, encerrar a fase aguda da pandemia.    

Em abril de 2020, Guterres enfatizou que, embora a Covid-19 fosse uma crise de saúde, suas implicações eram de longo alcance e até ameaçavam a paz e a segurança internacionais.   

Da mesma forma, o Secretário-Geral apelou a um cessar-fogo global para concentrar todas as forças no enfrentamento da doença mortal.   

O Conselho de Segurança, por sua vez, aprovou uma resolução que apoia esse apelo por um cessar-fogo global para responder à crise de saúde.   

A sessão desta quarta-feira dará seguimento à aplicação desta resolução, informa a Prensa Latina.  -  (Fonte: Aqui).

................
"...o Secretário-Geral apelou a um cessar-fogo global para concentrar todas as forças no enfrentamento da doença mortal."
De fato. Este Blog considera também que este país deveria decretar um cessar-fogo na sua guerra contra a competência e a responsabilidade. A falta de planejamento e o diversionismo verificados significaram um duro golpe contra a coletividade e a economia nacional.   

Nenhum comentário: