sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

DA SÉRIE TEXTOS PERPLEXOS DO ISOLAMENTO

.

No dia em que o País ultrapassa a marca de 1.540 óbitos em 24 horas, 66 mil novos casos de infecção são confirmados e cidades de norte a sul se encontram à beira do colapso - algumas até já estão lá -, eis que este Blog se pergunta sobre o porquê dessa fixação permanente (deste Blog, que fique claro) no famigerado coronavírus, personagem há longo tempo onipresente. A resposta vem 'na lata': Simples, antevisão do caos: a crônica do sobressalto anunciado se impôs em meados do primeiro semestre de 2020 e permanece. Aliás, a cúpula já ironizava os apelos por maior aplicação de recursos no combate à pandemia: Ahh, querem mesmo é ver o País quebrado, afogado em despesas, sem rumo. Danem-se, não vamos cair nessa! Outros países estão firmando contratos de compra de vacinas? Sim? Ora bolas!...

Por essas plagas a cúpula cultiva o mote "Eu Ganhei!, Nós Empatamos, Vocês Perderam!!!", e ponto final. Usar máscaras? Pra quê, pra parecer frouxo? Em Nova York está se tornando popular o uso simultâneo de duas máscaras (de pano)? Ahh, bah! Eles apreciam o desperdício! 

Faltam vacinas, seringas, aventais? Acontece que não faltam limitações orçamentárias e teto de gastos! Precisam entender que o fundamental é a higidez das contas públicas. O fundamental é a Economia!

....
Essa veia jocosa, lotada de ironias, é o recurso a que este Blog costuma apegar-se para registrar sua decepção/apreensão diante do status quo. Mas a vida real é surpreendente ao extremo: veja abaixo o que se passou com o senhor prefeito de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estado cujo governador cogita enquadrar por inteiro em 'bandeira preta', tal o risco extremo de contágio pela covid-19: 

No Diário do Centro do Mundo (Aqui):

"Vídeo - 'Contribua Com Sua Vida Para a Gente Salvar a Economia', Diz Prefeito de Porto Alegre

Em comunicado nesta quinta-feira (25), Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre, sugeriu que os cidadãos da cidade contribuam com suas vidas para salvar a Economia.

“Dê a sua contribuição. Contribua com a sua família, com a sua cidade, com a sua vida para que a gente salve a economia do município de Porto Alegre”, afirmou Melo.

No início do ano, o prefeito retirou o limite de ocupação no comércio, além de flexibilizar o horário de bares e restaurantes com o objetivo de “combater” aglomerações. Melo deixou missas e cultos sem limites de duração e ocupação também. (...)"  -  (Para conferir o vídeo, clique Aqui).

(Parece claro que o intuito do prefeito foi dizer "Contribua para a sua família/cidade/vida...", mas muitos leitores - e até o DCM? -, diante da afoiteza e insensatez antes demonstradas pela autoridade, podem ter entendido  como "Contribua com [o sacrifício] da sua vida...". Mas, que causa espécie, causa).

Nenhum comentário: