segunda-feira, 17 de julho de 2017

O KING OF THE KING DAS PATAQUADAS MIDIÁTICAS


GloboNews vence segunda seletiva do King of the King-2017. Folha assume liderança no troféu Boimate

Do blog Coleguinhas, uni-vos!

A notícia, dada em termos festivos, de que a recessão tinha reduzido a inflação e devolvido o poder de compra aos brasileiros deu à Globonews a vitória na segunda seletiva do King of the Kings-2017, com 161 (16%) dos 944 votos computados. O KofK é o único prêmio dedicados aos coleguinhas que mais se destacam na tarefa de avacalhar o jornalismo brasileiro.As seis classificadas para a grande final marcada para janeiro de 2018 foram:
1. Jornalista da GloboNews festeja recessão e desemprego por devolver poder de compra aos brasileiros. (161 votos, 16%)
2. Estudante tem a cabeça quebrada por cassetete empunhado por policial e e Folha diz que foi por “homem trajado de PM”. (139, 14%)
3. Miriam Leitão afirma ter sido agredida por petistas durante voo, mas ninguém vê. (O Globo)  (127, 13%).
4. Veja acusa Lula de usar Dona Marisa para escapar de Moro. (121, 13%)
5. Procuradores da PGR dão “coletiva em off” para vazar nomes da Lista da Odebrecht. (Vários). (105, 11%).
6. Folha usa perito Molina para desqualificar gravações de Joesley Batista que mostram Temer cometendo diversos crimes. (88, 9%).
Com duas cascatas classificadas para a final do Kofk-2017, a Folha assumiu a liderança do Troféu Boimate-2017, que reconhece o esforço coletivo das redações em prol da desmoralização da profissão de jornalista no Brasil, com 3 concorrentes. A colocação do Troféu Boimate, você pode conferir clicando no endereço abaixo:
................
"...o esforço coletivo das redações em prol da desmoralização da profissão de jornalista no Brasil...".
É realmente deplorável, porém, pelo visto, recorrente.
O caso "Boimate" vem de longe: Em abril de 1983, a revista Veja, 'inspirada' em matéria publicada na revista semanal britânica New Scientist - mas que visava 'comemorar' o dia da mentira, que acontecera naquela semana - dando conta, conforme relata a Wikipedia, de suposto experimento de dois cientistas alemães, Barry McDonald e William Wimpey (referências às redes de lanchonetes McDonald's e Wimpy), da Universidade de Hamburgo. A técnica, de acordo com o texto, consistia em uma descarga elétrica sobre cultura de tomate e células bovinas que ocasionava a fusão de seu material genético. O resultado, após a fecundação da nova célula, era uma fruta de casca semelhante ao couro e com discos de proteína animal e tomate intercalados em seu interior.[2]. Sem perceber que se tratava de uma brincadeira, a Veja repercutiu o suposto experimento, apelidado de "boimate", afirmando que "a experiência dos pesquisadores alemães, porém, permite sonhar com um tomate do qual já se colha algo parecido com um filé ao molho de tomate".[3]"  -  (Aqui).
                               Ilustração da matéria 'Fruto da Carne', publicada                                                                                por Veja em sua edição nº 764, em 1983. 
................
Mas, voltando ao post acima, vejamos opiniões de leitores acerca de "programas de debate" na TV brasileira:
"Menção honrosa para o Programa PAINEL da GLOBONEWS, que sobre temas políticos e econômicos complexos traz sempre três debatedores que pensam exatamente igual, a única diferença é que uns tomam cafezinho com açúcar e outros com adoçante, não há debate algum, apenas concordâncias. Debatedores sócios remidos, já têm armário no programa: Alexandre Schartsmann, Bolivar Lamounier, Rafael Cortez, Carlos Mello, J.R.Mendonça de Barros, José Álvaro Moyses, Ayres Britto, Lourdes Sola, José Guilherme Farias, Gunther Rudzitt. Convidaram uma única vez e como discordou do time NUNCA MAIS: Aldo Fornazieri. É um programa de debate sem debate, estamos todos de acordo."
....


"Imagino que, quando o programa foi criado, o número de convidados foi definido seguindo um propósito: Vamos sempre convidar dois dos 'nossos' e um dos 'deles', e assim sempre teremos maioria (2 X 1 ou até 3 X 1, quando o apresentador precisar dar uma mãozinha).                   
Infelizmente (para eles), em tempos de internet fica fácil postar vídeos mostrando os pontos de vista do convidado "minoritário", o que não ajuda a ratificar a "vitória" da versão dominante. Eles tentaram várias vezes tirar tais vídeos da internet, mas descobriram que isso é muito difícil. A solução mais fácil é colocar três "debatedores" com visões iguais. Problema resolvido."                                                              ....                  
" ...a TV brasileira é carente em (matéria de) programas de debates, que têm enorme presença na TV americana e na TV europeia, mas debates de verdade, com pontos de vista antagônicos...".    
....        
" ...A Globo News é tipo '50 tons de cinza'... o espectro são vários tons da mesma cor: '50 variações da mesma opinião liberal patronal'.
Debate da Globo News:
-Opinião Liberal/Patronal feminina
-Opinião Liberal/Patronal negra
-Opinião Liberal/Patronal jovem
-Outsider Liberal/Patronal desbocado
Pluralismo Global: mostrar pessoas de diferentes etnias e classes repetindo a opinião que os Marinho querem ouvir!
Essa unanimidade se explica facilmente: essa opinião Global só se mantém em ambiente de unanimidade... se furar a bolha, cai tudo por terra."

Nenhum comentário: