quarta-feira, 18 de junho de 2014

COPA DO MUNDO NO BRASIL: ALGO MAIOR DO QUE A NOVIDADE


Portal Vice Sports: será a maior Copa de todos os tempos

Ontem a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mostrou que a média de atrasos de voos, nesse início de Copa, foi menos da metade da média mundial. A manchete da Folha foi sobre a redução dos voos para turismo comercial.

Com melhor senso de notícia, o portal de esportes “Vice Sports”,  um dos principais portais de esportes do mundo – com sites em mais de uma dezena de países – (afirma que) a Copa do Mundo no Brasil “é a Copa que esperávamos estar vivos para assistir” (clique aqui).

Segundo reportagem assinada por Greg Johnson, no último quarto de século a Copa do Mundo foi uma mentira. “Qualquer pessoa com menos de 30 anos pode ser perdoada por ter se sentido enganada (...) sobre as histórias de torneios clássicos”. Pelé e Maradona estão tão distantes, que poderiam muito bem ser mitos, clichês, diz a matéria.

É diferente em 2014, continua. “Os jogos de futebol têm sido até agora imaculados”, continua. Diz que o jogo Holanda x Espanha se cristalizou como um ponto de referência do futebol em todos os tempos.

A reportagem menciona as denúncias de corrupção da FIFA, os protestos de rua, o desvio de recursos públicos. Essa controvérsia pode moderar a excitação em torno da Copa do Mundo? “Talvez não”, diz o repórter.

Antes de 2014, o único torneio historicamente grande foi o dos Estados Unidos em 1994 ou da França em 1998, com alguns momentos mágicos. Mas a Copa do Mundo no Brasil começou com uma desenvoltura como jamais se falou das Copas na África do Sul, Alemanha, e Japão. “Não é o choque do novo: é algo maior do que a novidade”.

E termina com uma previsão: “Esta poderá ser a maior Copa do Mundo de todos os tempos”. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: