domingo, 29 de junho de 2014

COPA 2014: A VISÃO MÍOPE GLOBALIZADA


Sucesso da Copa no Brasil expõe ao mundo o cinismo da imprensa brasileira

Por Michel Arbache

O Jornal Nacional (1) de quinta-feira (26/06/2014) destacou a má vontade da mídia internacional em relação a Copa 2014 no Brasil nos dias que antecederam o início do campeonato da FIFA. Na matéria, o apresentador William Bonner diz: "os jornais estrangeiros eram especialmente ácidos nas críticas". A matéria que segue no JN faz o telespectador desavisado ficar com um misto de ironia e revolta em relação a má vontade da mídia estrangeira que desdenhou da capacidade do Brasil de organizar grandes eventos, como a Copa do Mundo.

O que o Jornal Nacional (e quase toda a mídia brasileira além da Globo, como SBT, Band, Abril, Folha, Estadão etc) "esquece" de dizer é que a imprensa internacional se baseou exatamente na imprensa brasileira para emitir a impressão catastrófica sobre a Copa do Mundo no Brasil. Tal sentimento de derrotismo (ou vira-latice, como diria Nelson Rodrigues) contagiou celebridades nacionais como Ney Matogrosso (que desdenhou o Brasil e a Copa numa TV portuguesa) (2) e Paulo Coelho, que, após usar seu prestígio internacional como lobby para trazer a Copa ao Brasil, escreveu um artigo (3) dizendo-se arrependido e prevendo que a Copa no Brasil seria uma vexame para o país. Sem contar o gol contra de Ronaldo "Fenômeno", escalado para ajudar a organizar a Copa, dizendo-se "envergonhado" com a Copa; ou do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), prevendo em 2013 que a Copa no Brasil traria prejuízos irrecuperáveis ao país (4); e finalmente o ponta-de-lança do jornalismo da Globo, Arnaldo Jabor, prevendo que a "Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência". (5)

Ante todo esse cinismo da mídia brasileira, o escritor Ruy Castro, sem papas na língua, não poupou críticas ao que classificou como "espírito de porco". No programa 'Redação SportTV' (Globo), Ruy lembrou que a "má vontade" da mídia internacional em relação a Copa no Brasil (antes desta começar) era absolutamente normal, pois espelhava o que saía na imprensa do Brasil. Aliás, o próprio programa 'Redação SportTV' fez galhofa com a organização da Copa do Mundo cinco meses antes do início desta. (6)

Fontes: (AQUI)

1- Jornal Nacional do dia 26/06/2014 ironiza imprensa internacional.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/06/clima-festivo-e...

V2- Ney Matogrosso detona o Brasil e a Copa em TV portuguesa.
https://www.youtube.com/watch?v=c-q5nwCE-l
3- "Copa será um desastre" - Premonição do mago da ABL, Paulo Coelho.
http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/19/paulo-coe..
4-"Copa no Brasil trará legado de prejuízos ao país" - Álvaro Dias.
https://www.youtube.com/watch?v=SlilfQhuz6
5- "A Copa vai revelar ao mundo a nossa incompetência" - Arnaldo Jabor, da Globo.
https://www.youtube.com/watch?v=nYteyzzp_O
6- "Imprensa brasileira teve espírito de porco antes da Copa" - Ruy Castro.
https://www.youtube.com/watch?v=EgsdW3_06iw

Nenhum comentário: