segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
OS DEZ MANDAMENTOS DAS REDES
"(...) Os Dez Mandamentos para Jornalista no Facebook e Twitter:
1) Não divulgarás notícia sem antes checar a informação.
2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação.
3) Tuítes e posts “apócrifos”, sem fonte clara, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.
4) Não esquecerás que informação precede opinião.
5) Terás cuidado com o que atestas. Um “like” não é inofensivo.
6) Lembrarás que mais vale um tuíte ou post atrasado e bem checado que um rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes, compartilhamentos e “likes” não garante credibilidade.
7) Não matarás – sem antes checar o óbito.
8 ) Não se esquecerás da apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail.
9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.
10) Na dúvida, não retuitarás, compartilharás ou darás “like” em coisa alguma. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas e atestas. Ou seja, se der merda, você também é culpado."
(Leonardo Sakamoto, jornalista, em seu blog, no post "Dez mandamentos para Jornalistas no Facebook e Twitter". Eu me permito estender os mandamentos ao universo da Internet. Os demais usuários - não jornalistas - também deveriam orientar-se pelos mandamentos, naquilo que se revele cabível).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário