terça-feira, 22 de janeiro de 2013

DESEMPREGO, FLAGELO MUNDIAL

(DESEMPREGO, O EXTERMINADOR).

Petar Pismestrovic. 

Desemprego mundial avançou em 2012

Depois de dois anos consecutivos em queda, o desemprego no mundo aumentou em 2012. No ano passado, cerca de 197,3 milhões de pessoas estavam sem trabalho, quase 5 milhões a mais do que em 2011, segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego 2013, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A expectativa da OIT para este ano é a de que o desemprego cresça ainda mais, chegando a atingir 202 milhões de pessoas até o final de 2013, 204,9 milhões até 2014 e 210 milhões até 2018. Segundo a OIT, a recuperação da economia mundial não será forte o suficiente para reduzir as taxas de desemprego rapidamente. (...)

As regiões onde foram registradas as taxas mais altas de desemprego foram o Norte da África (10,3%), o Oriente Médio (10%) e o grupo das chamadas "economias desenvolvidas" (8,6%) --que inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão, a Espanha e Portugal.

Em contraponto, as três regiões com os índices mais baixos de desemprego estão na Ásia: no Sul da Ásia (3,8%), na Ásia Oriental (4,4%) e no Sudeste Asiático (4,5%). A região da América Latina e do Caribe, grupo em que está o Brasil, ficou com taxa de 6,6%. (...). Fonte: aqui.

................
Na verdade, o Brasil fechou 2012 com taxa de desemprego em torno de 4,8%, situação de pleno emprego,  melhor condição ao longo de anos. Fruto da opção do governo Lula em fortalecer o mercado interno via expansão do crédito e dos programas sociais (inclusive elevação do valor real do salário mínimo). Eis o principal motivo por que as campanhas sistemáticas desenvolvidas por instâncias diversas contra o País não surtem os efeitos desejados.

Nenhum comentário: