domingo, 6 de janeiro de 2013

ENEM: JANEIROS DE SEMPRE


"Todo início de ano tem IPVA, IPTU, (...), Carnaval e o Oscar (Oscar Costa Filho, procurador da República atuante no Ceará) tentando melar o ENEM".

"A ideia por trás das criticas ao ENEM é o medo de que ele venha a substituir todos os vestibulares. Veja o caso das 3 (universidades) paulistas. Todas tem fundações para realizarem seus vestibulares, cobram uma fortuna para organizar as provas, não permitem qualquer tipo de revisão aos seus resultados ou vistas à prova corrigida e nunca, digo, nunca vi um promotor entrar com processo para ver a correção das redações".

"No ENEM, o Ministério da Educação sempre ganhou na Justiça porque a metodologia é clara. Não satisfeito, tentou eliminar (em 2011) esses constrangedores recursos (judiciais) com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Basicamente o Ministério perguntou o que o Ministério Público queria que ele fizesse e acordou com ele tudo o que era possível. Como o MEC cumpre integralmente o TAC (o que não é difícil, apesar de politicamente desgastante), qualquer recurso que não seja por descumprimento explícito será negado com muito mais facilidade".


(Comentários de leitores do blog Luis Nassif a propósito das tradicionais investidas anuais do Ministério Público Federal contra o Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, envolvendo o ENEM, que a cada certame se amplia e se consolida.
Observação: fiz pequenos adendos/correções nos comentários).

Nenhum comentário: