quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A LÂMINA DA INTOLERÂNCIA



Uma mistura de desconhecimento e de maldade. O cartunista brasileiro Carlos Latuff qualificou dessa forma as manifestações de ódio e de revolta que vem recebendo desde que criou uma charge alusiva à vitória do Partido da Liberdade e Justiça (PLJ) no Egito. Fundada pela Irmandade Muçulmana, a facção consolidou a vitória no primeiro turno das eleições, com 36,6% dos 9,7 milhões de votos. De tendência salafista e linha-dura, o partido Al-Nour ficou com 24,4%. Para retratar o sucesso dos partidos muçulmanos - que juntos obtiveram 60% de apoio popular -, Latuff desenhou uma espada com a palavra "islamistas" saindo de dentro de uma urna estilizada com a bandeira do país.

(...) Segundo o cartunista, a espada é um símbolo utilizado pela própria Irmandade Muçulmana. "Ao escrever na lâmina o termo 'islamistas', muitos muçulmanos entenderam isso como um ataque ao islã. Mas eu não tenho nenhum motivo para fazer críticas ao islã", disse o artista.
 
Latuff foi alvo de várias mensagens ofensivas. "Vá para o inferno, Carlos, é o seu fim", escreveu um muçulmano na página do cartunista, no microblog Twitter (@carloslatuff). Publicada no sábado, também no Twitter, a charge já teve mais de 11,5 mil visualizações. "Latuff deve morrer", afirmou outro egípcio, em meio a palavrões. (...)  (Fonte: jornal Correio Braziliense).

Nenhum comentário: