terça-feira, 7 de julho de 2009

POR QUE DAR OUVIDOS ÀS AGÊNCIAS


Muitos agentes, conceitos e instituições foram desmoralizados pela crise financeira internacional, entre eles as agências de risco, pilhadas em meio a juízos estapafúrdios e infundados.

As agências atuantes na União Européia sofreram reformulações radicais em sua forma de atuação, o mesmo ocorrendo com as norte-americanas, enquadradas com rigor pelo Pacote Obama, ora em análise no Congresso americano.

Mas o certo é que, desmoralizadas ou não, se as agências atribuíssem nota baixa ao Brasil, a grande imprensa iria repercutir bombasticamente, pregando o domínio do caos.

Aconteceu o contrário: a agência Moody's estuda a possibilidade de elevar o Brasil à condição de investiment grade, o que já se verifica desde o primeiro semestre do ano passado relativamente à Standard&Poor's e à Fitch Ratings.

O que explica tal realidade? Elevação real de 46% do salário mínimo no governo Lula; programas de redução das desigualdades sociais e regionais (diretrizes, aliás, previstas pela Constituição Federal); diversificação das parcerias comerciais do Brasil com o exterior, com ênfase para países africanos e asiáticos, e incremento das transações comerciais com a América do Sul e Caribe. Ou seja: fortalecimento do mercado interno e atenuação do impacto produzido pela retração das exportações, notadamente de matérias-primas.

Conquanto investiment grade, o Brasil está longe do ideal, visto que ainda às voltas com mazelas de variados naipes. Mas que está segurando o baque mundial, está, e bem - particularidade detectada por agências de escalas de risco mundo afora, para tristeza de neoliberais empedernidos.


P.s.: E os 15 anos do Plano Real? O plano merece aplauso? Sem dúvida. E a sessão solene do Congresso Nacional desta data em comemoração a ele? Justíssima. Algum reparo? Sim: a ausência de atores ilustres, entre eles Itamar Franco, autor do Plano. Uma frase recente de Itamar: 'O grande ministro do Plano Real chama-se Rubens Ricúpero e, em seguida, Ciro Gomes'. FHC e parceiros fizeram ouvidos moucos.

Um comentário:

Don Suelda disse...

Dodó e Laurinha:

Fumando, espero as fotos maravilhosas que vocês fizeram aí em Teresina.

Solda e Vera