sexta-feira, 10 de abril de 2020

BOLSONARO VOLTA A FAZER CARGA CONTRA MANDETTA

.
Nosso comentário está ao final.


Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta quinta-feira 9/IV, Jair Bolsonaro voltou a alfinetar o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ao defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, Bolsonaro parafraseou o ministro:
"Médico não abandona paciente, mas o paciente troca de médico", afirmou, sem citar o nome de Mandetta. O ministro tem falado diversas vezes que "médico não abandona paciente", ao justificar por que não deixará o cargo.
Bolsonaro insistiu que, se o médico não quiser fazer uso do remédio, que ainda não tem eficiência comprovada contra Covid-19, o paciente pode mudar de especialista. "Você tem todo o direito de trocar de médico", disse. O presidente ainda informou que já entrou em contato com um dos fabricantes no Brasil e que o país tem capacidade de produzir o medicamento em grande escala. 
Bolsonaro também se negou a comentar a conspiração contra Mandetta feita nesta quinta pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e pelo deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). "Quem está esperando eu falar do Mandetta, Osmar Terra e Onyx, pode passar para outra live, não vai ter esse assunto aqui não", disse logo no início. Clique aqui para ver os detalhes deste caso.  -  (Conversa Afiada - Aqui).

................
Comentário deste Blog

Em atenção - ao que consta - aos militares, o ministro 'aderiu' por inteiro, procurando palavras que deixassem isso bem claro, mas procurando preservar um mínimo de... de quê, mesmo? Sobriedade. Mas, enquanto Trump (e a Fox) estiverem onde sempre estiveram, a ciência não terá vez, e a vaidade e suas Fake News continuarão prosperando mundo afora. Não obstante, diz Mandetta, "o momento é de acalmar os ânimos". Enquanto isso, haja pa-ciência!, com mil perdões pelo trocadilho bobo e extemporâneo.

Na CNN Brasil, Christiane Amanpour está mostrando um desfile de Fake News, a maioria de autoria de apresentadores e comentaristas da Fox, algumas das quais produzidas nos primeiros dias de março!! Como foi possível uma coisa dessas? Ora, foi possível porque sim!

Mas um dos entrevistados, ex Fox, foi definitivo: "Tudo se resume ao seguinte: o sonho, o desejo, a esperança, o estrelismo, tudo isso é etéreo; mas a Ciência é uma rocha, é sólida, para ser formada exige sacrifício, experiências, estudos profundos, a Ciência é uma rocha!" Ou seja, a Ciência, como diria Jobim, não é para amadores - ou coisas abomináveis.

(Vendo agora o drama norte-americano, vem-nos à mente o ObamaCare, inspirado no SUS. Se tivesse obtido apoio e espaço, como estaria hoje a assistência aos pobres e minorias nos EUA? O SUS, cumpre registrar, vinha vivendo sob pressão, inclusive por parte do senhor Mandetta - e foi 'salvo' agora pelo Estado Forte, que volta à linha de frente a despeito do inconformismo de muitos... Ou não).

Nenhum comentário: