segunda-feira, 20 de abril de 2020

EUA BRASIL, SOB O SIGNO DO SINCRONISMO

.
"O monstro, em vez da disciplina das instituições, passou a ser conduzido pelo boi-guia, aquele que fica na frente da manada liderando o estouro. E a função de boi guia entregue ao mais despreparado e desequilibrado presidente da República da história."

Sincronização: direita americana faz manifestações contra o isolamento (com apoio de Trump)

The Guardian
Milhares de pessoas estão se preparando para participar de protestos nos EUA nos próximos dias, enquanto um movimento de direita contra ordens de permanência em casa, apoiado por grupos conservadores ricos e promovido por Donald Trump, continua a acontecer.
Ativistas conservadores estão exigindo que os governantes levantem ordens destinadas a impedir a propagação do coronavírus, apesar das recomendações das autoridades de saúde pública. Trump, que entrou em conflito com os governadores democratas sobre a reabertura da economia americana, twittou seu apoio na sexta-feira, em um apoio sem precedentes à desobediência civil por um presidente em exercício.
Muitos dos comícios planejados foram inspirados por um protesto na capital do estado de Michigan na quarta-feira, com a participação de milhares.
No entanto, embora os organizadores afirmem que os protestos são dirigidos por pessoas comuns e populares, um olhar mais atento revela um movimento impulsionado por grupos tradicionais de direita, incluindo um financiado pela família da secretária de educação de Trump, Betsy DeVos.
As manifestações atraíram comparações com o movimento Tea Party, que surgiu em 2009 após a eleição de Barack Obama e foi impulsionado em parte pelos americanos pela Prosperity, um grupo fundado pelos doadores de direita Charles e David Koch .
Como no Tea Party, o movimento anti-estadia em casa foi promovido por uma mídia de direita ansiosa pela reabertura da economia, incluindo a Fox News, que na sexta-feira exibiu um segmento de protestos na Virgínia, Michigan e Minnesota. Dois minutos depois, Trump twittou para seus 77,4 milhões de seguidores a necessidade de “libertar” esses estados.
A maioria dos americanos apóia os bloqueios, com uma pesquisa do Pew Research Center constatando que 66% estão preocupados com os governos estaduais levantando restrições às atividades públicas muito rapidamente. Mas os protestos, ajudados pela cobertura da mídia, se espalharam pelo país.
Os dois grupos por trás da manifestação de “impasse de operações” em Michigan na quarta-feira têm laços com o partido republicano e o governo Trump.
O Michigan Freedom Fund, que disse ser um dos organizadores do comício, recebeu mais de US $ 500.000 da família DeVos, doadores regulares a grupos de direita.
O outro anfitrião, a Michigan Conservative Coalition, foi fundada por Matt Maddock, agora um membro republicano da casa de representantes do estado. A MCC também opera sob o nome Michigan Trump Republicans, e em janeiro realizou um evento com vários membros da campanha de Trump.
“Absolutamente o evento de Michigan foi uma grande inspiração e um enorme sucesso”, disse Evie Harris, organizadora de um protesto da ReOpen Maryland planejado para a capital do estado no sábado.
“Esse foi o modelo para o nosso evento.”
Milhares foram de carro até a capital do estado de Michigan, em Lansing, enquanto o Michigan Freedom Fund comprou publicidade no Facebook para promover a manifestação. Manifestantes, muitos acenando sinais de campanha de Trump, tocaram a buzina e gritaram para a governadora Gretchen Whitmer terminar com as regras de ficar em casa.
O protesto foi coberto exaustivamente pela mídia de direita. Harris disse que seu número de seguidores no Facebook cresceu de “700-800 pessoas” para mais de 15.000 membros após o comício de Michigan, inspirando-a a organizar a “Operação Gridlock Annapolis” para o sábado.
Harris disse que seu grupo teve apoio de algumas autoridades eleitas em Maryland, mas se recusou a nomeá-las.
Embora a ReOpen Maryland possa não ter financiamento de grupos de defesa de direita, ela parece estar ligada a pelo menos quatro outras organizações de “reabertura”.
“O governo que exige que os doentes fiquem em casa é chamado de quarentena”, disse ReOpen Maryland. “No entanto, o governo que exige que cidadãos saudáveis fiquem em casa, forçando negócios e igrejas a fechar, é chamado de tirania.”
Esse texto é idêntico ao das páginas do Facebook que pedem comícios em Wisconsin, Pensilvânia e Virgínia. O ReOpen Virginia pretende realizar seu próprio comício “engarrafamento” na quarta-feira – novamente inspirado pelo evento de Michigan, financiado pelos conservadores.
Apesar do ReOpen Virginia se apresentar como um “grupo popular de pessoas e pequenos empresários”, a fundadora Kristen Lynne Hall disse que a idéia para o protesto veio dos organizadores da manifestação “Lobby Day” no início deste ano.
Essa manifestação foi organizada pela Liga de Defesa dos Cidadãos da Virgínia, um grupo de defesa de armas que doou dezenas de milhares de dólares a políticos.
Hall, que disse que Candace Owens, ativista de direita e favorita de Trump , havia entrado em contato para discutir o evento, disse que o tweet do presidente sobre a “libertação” da Virgínia era “ótimo”.
“Pode estar espalhando o movimento”, disse ela. “Qualquer apoio é apreciado no momento.”
Há uma década, o movimento Tea Party se autodenomina “raízes”, apesar de receber dinheiro dos americanos da Prosperity, apoiados por Koch, e da organização conservadora FreedomWorks .
Jenny Beth Martin, que fundou o grupo Tea Party Patriots, promoveu o protesto desta semana em Michigan. Os Patriots do Tea Party também apoiaram o protesto, em mensagens para seus 200.000 seguidores no Twitter.
Matthew Gertz, membro sênior do Media Matters for America, um órgão de vigilância progressivo da mídia, disse que as semelhanças entre os movimentos Tea Party e ReOpen foram além, com a mídia de direita impulsionando ambos.
A Fox News obteve uma cobertura favorável do comício de Michigan e anfitriões como Laura Ingraham e Jeanine Pirro endossaram o protesto.
“A Fox deu ao Tea Party uma quantidade fenomenal de atenção e promoção”, disse Gertz. “Isso realmente o levou a outro nível e transformou-o em uma força política, e vemos algo semelhante acontecendo com esses movimentos de ordem anti-estadia em casa”.
Gertz disse que não estava “simplesmente” preocupado com “os conservadores tendo uma eleição forte na próxima vez”.
“É uma chance real de consequências devastadoras em relação ao coronavírus”, disse ele.  -  (Fonte: The Guardian, via Jornal GGN - Aqui).

Nenhum comentário: