quinta-feira, 16 de abril de 2020

EDWARD SNOWDEN: GOVERNOS ESTÃO USANDO O CORONAVÍRUS PARA CONSTRUIR A ARQUITETURA DA OPRESSÃO

.
O ex-administrador de sistemas da CIA, famoso por ter vazado crimes de guerra dos Estados Unidos no Oriente Médio, alertou sobre o uso da crise do coronavírus para estabelecer ditaduras em diversos países. Em entrevista a Shane Smith, o ‘informante’ também denunciou que esta crise era fácil de prever.


“Os governos estão usando o coronavírus para construir a arquitetura da opressão”, disse Snowden na entrevista. Ou seja, o coronavírus está sendo usado para estabelecer regimes cada vez mais ditatoriais. Para ele, o autoritarismo está se alastrando e os cidadãos sacrificando seus direitos em nome do combate à pandemia.

O analista de sistemas apontou as recentes ações de mobilidade, o isolamento e as coletas de dados em parceria com empresas de telecomunicação, que ocorrem no mundo inteiro - principalmente em países da Europa.
“Você realmente acredita que esses recursos não serão mantidos? Que esses conjuntos de dados não serão mantidos? Não importa como está sendo usado, o que está sendo construído é a arquitetura da opressão”, ressaltou.
Da Rússia, onde está exilado da perseguição norte-americana, Snowden criticou as ações do governo dos Estados Unidos, que gastou uma montanha de dinheiro para vigiar os cidadãos, mas não se preocupou com uma tecnologia que pode salvar vidas, apontando a falta de ventiladores mecânicos no país.
Uma crise sanitária previsível
Snowden também criticou o argumento de que não era previsível que uma crise sanitária ia se instalar no mundo. “Todo acadêmico, todo pesquisador que estava observando sabia que isso ia acontecer”, ressaltou. “Na verdade, até as agências de inteligência, posso te dizer em primeira mão, porque elas liam relatórios sobre planos para pandemias.”.
Ele ainda disse que “não tem nada mais previsível do que uma crise de saúde pública, do que uma pandemia num mundo onde vivemos amontoados em cidades lotadas e poluídas”.  (Fonte: Aqui).

................
“não tem nada mais previsível do que uma crise de saúde pública, do que uma pandemia num mundo onde vivemos amontoados em cidades lotadas e poluídas”.

De fato, mas talvez seja mais interessante indagar: E depois de passado o desastre, como ficamos? Depois de tudo voltar à normalidade... normalidade?! 

"A NORMALIDADE NÃO É MAIS ACEITÁVEL!"

(William Barber, líder da Repairers Of The Breach, associação norte-americana voltada para a defesa dos interesses dos pobres e dos negros, submetidos a condições as mais humilhantes, numa conjuntura marcada pela inexistência de acesso à Saúde [uma das razões pelas quais os negros vêm sendo os "mais vulneráveis" ao coronavírus]. O governo Obama, aliás, tentou implantar o ObamaCare, modelo inspirado no sistema de saúde do Reino Unido e no SUS brasileiro - iniciativa boicotada e barrada pelos republicanos. E Barber lembra que o governo Trump joga 2,5 trilhões de dólares no colo de grandes instituições norte-americanas e ignora o drama dos oprimidos, mostrado pela competente Christiane Amanpour em seu programa jornalístico exibido na CNN Brasil. 
Está correto William Barber, a 'normalidade' a que miseráveis e negros norte-americanos estão submetidos corresponde à paz do pântano: na superfície, águas tranquilas, no leito, crocodilos, arraias e que-tais).

Nenhum comentário: