terça-feira, 28 de abril de 2020

ANTES DE MORO SAIR, MINISTÉRIO DA JUSTIÇA BLINDOU LAVA JATO CONTRA LULA

.
O fato é que o senhor Sergio Moro, desde março de 2014 (deflagração da Lava Jato), ou, para ser mais preciso, desde os idos de 2002/3, com o inacreditável desfecho da Operação Banestado (Aqui) jamais deu ponto sem nó. Em estreita sintonia, ao que consta, com o Departamento de Justiça norte-americano, como demostram as diversas postagens reproduzidas neste Blog ao longo dos anos. O senhor Moro tem fixação na luta contra os poderosos, em tudo o que propunha ou deliberava sempre vinha com o lance da luta contra os poderosos - mas poderoso, mesmo, parece ser o próprio, que, ao que vê e antevê, se mantém poderoso a despeito de, agora, cidadão (aparentemente) comum. 
Nota: Relativamente às (outras) circunstâncias que marcaram a atuação do senhor Moro nas eleições de 2018 (e sua... curiosa exoneração do cargo de juiz federal - Aqui, indagação 'a'), ficam para uma outra oportunidade.


Do Jornal GGN 

Dois dias antes de Sergio Moro anunciar a demissão, o Ministério da Justiça proferiu decisão negando à defesa do ex-presidente Lula o acesso aos atos de cooperação praticados a pedido da Lava Jato com os Estados Unidos. A blindagem foi revelada pelo advogado Cristiano Zanin nas redes sociais. “Será que agora teremos acesso [aos atos]?”, questionou no Twitter.
A defesa de Lula quer detalhes da cooperação entre procuradores brasileiros com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos durante a Lava Jato, porque há indícios de irregularidades no processo. As suspeitas ganharam força na esteira das reportagens produzidas pelo The Intercept Brasil e veículos associados, com base em mensagens de Telegram vazadas ao longo de 2019.
Além disso, os advogados lutam para ter acesso aos autos do processo que a Petrobras enfrentou nos Estados Unidos. A ideia é mostrar que mesmo com a estatal condenada a desembolsar bilhões de reais para pagar multas impostas pelos norte-americanos, não ficou provada a participação de Lula nos esquemas delatados.
GGN produziu uma série de vídeos explicando a influência dos EUA na operação que nasceu em Curitiba, e os fatores que levaram ao boom da indústria do compliance no Brasil. O capítulo 2 e 4 tratam do tema.
Confira a playlist abaixo. (Clique Aqui).

Nenhum comentário: