segunda-feira, 13 de abril de 2020

SOBRE O PERFIL DA (NOVA TV) CNN BRASIL

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"Mas o padrão da CNN Brasil, de cara, mostra por que a CNN Internacional se tornou um dos gigantes do jornalismo mundial. É surpreendente a rapidez com que a CNN Brasil assimilou o padrão da matriz. Não apenas a receita pronta do formato dos quadros jornalísticos, mas o desafio da informalidade de apresentadores e repórteres, um terreno perigoso se se atravessar o sinal."
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Este Blog considera que um dos grandes achados da CNN Brasil foi agregar à sua programação o jornalismo de profissionais competentes, estrelas da CNN Internacional, a exemplo de Christiane Amanpour. Jornalismo é o que ela faz. 


A CNN e o padrão que marcou o início da Globo 

Por Luis Nassif 

Os US$ 5 milhões aportados pelo grupo Time-Life na Globo, no início dos anos 70, foram relevantes para a alavancagem do grupo. Mais que o dinheiro, a grande contribuição foi a ajuda na implementação do novo padrão de televisão.
Junto com o acordo, vieram especialistas em negócios televisivos, um padrão do jornalismo moderno, a definição de grade de programação, ajudando a montar a receita de entretenimento, jornalismo e marketing que garantiu a hegemonia do grupo sobre a antiga TV Tupi, da ainda poderosa Rede Associada. De quebra, veio ainda o apoio do novo mercado publicitário, onde os grandes clientes eram multinacionais americanas.
Com a receita do bolo, a Globo passou a acumular vitórias seguidas sobre a TV Tupi. O Jornal Nacional foi um marco, tornando-se a principal referência do jornalismo brasileiro dali em diante A vitória do Fantástico sobre o programa Flávio Cavalcanti, da Tupi, foi outro capítulo essencial. E, nas décadas seguintes, além do padrão Globo de qualidade, a parceria pouco transparente com o IBOPE garantiu a audiência massacrante  e a parte mais relevante do bolo publicitário.
Agora, tem-se um fenômeno semelhante com a CNN.
Nem vou opinar sobre seu equilíbrio financeiro, em um momento de crise da TV a cabo e da intensa competição dos novos modelos de broadcast. Segundo o Paulo Saad, da Bandeirantes, os gastos mensais seriam incompatíveis com o mercado brasileiro.
Mas o padrão da CNN Brasil, de cara, mostra porque a CNN Internacional se tornou um dos gigantes do jornalismo mundial. É surpreendente a rapidez com que a CNN Brasil assimilou o padrão da matriz. Não apenas a receita pronta do formato dos quadros jornalísticos, mas o desafio da informalidade de apresentadores e repórteres, um terreno perigoso de se atravessar o sinal.
Na parte comercial, acordos globais com grandes multinacionais, como o Santander, o Nespresso, IBM entre outros. E uma fórmula consolidada de explorar todos os canais de notícia, do broadcast às redes sociais.
Na linha editorial, a tentativa de enfoque na contextualização da notícia, com a formação de bancadas com jornalistas de diversas áreas se complementando, traz resultados interessantes. Não é nenhuma Brastemp, mas é furos acima do padrão de análise e de informações dos concorrentes.
Em cima do template da CNN internacional, houve uma seleção competente de jornalistas. Entre os apresentadores, vai-se da segurança de William Waack, Monalisa Perrone, Luciana Barreto e Cassius Zeilmann à jovialidade de Elisa Veeck e Diego Sarza. Entre os repórteres-analistas, um time de respeito, com bom discernimento sobre a relevância das informações.
Obviamente não se vá esperar que a diversidade de opiniões, proposta pelo canal, vá além dos padrões de mercado. A CNN traz a visão econômica da matriz. Mas seguramente de cara trouxe um padrão que certamente vai estimular uma concorrência produtiva do jornalismo dos demais canais jornalísticos.  -  (Jornal GGN - Aqui).

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