segunda-feira, 19 de outubro de 2020

UMA ABORDAGEM SOBRE A VITÓRIA DOS PROGRESSISTAS BOLIVIANOS

.
"A direita saiu derrotada nesse um ano que vigeu o golpe de estado contra Evo, que teve que sair do país asilando-se na Argentina… ele foi impedido de se candidatar a senador e foi até proibido – incrível isso – de exercer seu direito de voto na embaixada boliviana em Buenos Aires…"


Resultados das Eleições Bolivianas Influenciarão Toda a América Latina

Por Lejeune Mirhan

Os resultados oficiais talvez ainda demorem alguns dias… mas, vindo de diversas fontes diferentes – TSE nas apurações parciais; pesquisas de boca de urna; declaração reconhecendo a derrota da golpista Añez – está praticamente confirmada a vitória do candidato Socialista do MAS, apoiado pelo ex-presidente golpeado Evo Morales, já neste primeiro turno e com um resultado muito maior do que estava sendo projetado… ele ultrapassará os 50% dos votos válidos…

A direita saiu derrotada nesse um ano que vigeu o golpe de estado contra Evo, que teve que sair do país asilando-se na Argentina… ele foi impedido de se candidatar a senador e foi até proibido – incrível isso – de exercer seu direito de voto na embaixada boliviana em Buenos Aires…

Nada disso impediu a elevada consciência do povo pobre, das comunidades indígenas, dos “colhas” – de sufragarem nas urnas o seu candidato… Diferente do que não fizemos aqui em 13 anos de governos populares, lá o MAS fez o que é fundamental: organizou o povo! Elevou a sua consciência política!

A semana que passou comentei as eleições em todos os cinco programas fixos que tenho nos canais do YouTube e mais quatro programas eventuais: se se confirmasse mesmo a vitória da oposição socialista, a direita teria duas atitudes a tomar: ou reconhecer simplesmente a vitória e deixar o poder ou tomar medidas que escancarassem o golpe de 2019 e teriam que rasgar todas as instituições e tirarem as máscaras sobre o seu apego à democracia…

Estamos muito felizes com esse resultado, mas ainda é preciso aguardar os resultados finais e termos assegurada a posse definitiva do novo presidente… a volta de Evo ao país deverá ser o marco de uma imensa manifestação popular por todo o país…

Por fim, também falei que um resultado positivo para nossas forças progressistas na pequenina Bolívia – um pais de 10 milhões de habitantes, menor até que Cuba com 11 milhões – poderia influenciar imensamente todo o subcontinente, criando uma ideia força, uma corrente contracíclica, que poderia influenciar positivamente todos os outros países, inclusive na eleição da oposição democrata nos EUA…

Feliz por ver essa grande vitória indígena, dos pobres, dos explorados bolivianos…

Que a lição que nos chega da Bolívia possa servir ao nosso “grande” Brasil… lá a direita se dividiu em três candidaturas e a esquerda se unificou… espero que aqui possamos fazer o mesmo, quiçá ainda nestas eleições municipais, que são um ensaio geral para 2022…  -  (Aqui).

(Lejeune Mirhan é Sociólogo, Professor - aposentado -, Escritor e Analista Internacional. Foi professor de Sociologia e Métodos e Técnicas de Pesquisa da UNIMEP e presidente da Federação Nacional dos Sociólogos – Brasil).

................

O ilustre professor esqueceu de enfatizar o aspecto macroeconômico da coisa. O presidente eleito Luis Arce, economista (com mestrado na Inglaterra), foi nomeado por Evo Morales a cargo diretivo no Banco Central em 2006, e logo chegou a ministro da economia, dando início ao estudo de alternativas para o fortalecimento de políticas públicas. A Bolívia experimentou índices de crescimento (ou melhor, de Desenvolvimento - por contemplar também as classes sociais carentes). O eleito Arce tem tudo a ver com o fato de Morales ter estatizado a exploração da principal riqueza do país, o Lítio*, também conhecido por 'Gasolina do Futuro', visto ser o 'combustível' das baterias dos carros elétricos, e baterias de telefones celulares (a Bolívia detém quase metade das reservas mundiais desse precioso minério - Aqui -, particularidade que certamente pesou para o golpe perpetrado por neoliberais em 2019). Portanto, nas análises de cenários globais, cumpre sempre eleger as riquezas nacionais como uma das vertentes merecedoras de análise: assim como a Venezuela é campeã mundial em reservas provadas de petróleo (3 bilhões de barris), a Bolívia é campeoníssima em Lítio (mais de 40 milhões de toneladas), e ambos os países tratam esses setores com bastante atenção... 

.Adendo (19.10, às 23h):


*  =  Por falar em lítio, confira o que acabamos de ver:  "#ChoraElonMusk; o que o bilionário tem a ver com as eleições na Bolívia?":

" ...É que a hashtag #ChoraElonMusk entrou para os trending topics relacionada às eleições na Bolívia. Se você não entendeu o que o dono da Tesla e da SpaceX tem a ver com tudo isso, Tilt te explica.

Em 25 de julho desse ano, Musk publicou a seguinte frase na sua conta no Twitter: "Vamos dar golpe em quem quisermos. Lide com isso", em resposta uma postagem que acusava o governo dos EUA de ter contribuído para a deposição do então presidente Evo Morales com o intuito de se apropriar das reservas de lítio, concentradas na região do deserto de sal de Uyuni."  -  (UOL - Aqui).

Nenhum comentário: