quinta-feira, 25 de outubro de 2018

ELEIÇÕES 2018: INTERNET, TERRITÓRIO DE ROBÔS

A execrável manipulação das opiniões a cada dia se escancara, e quem se atrever a detectá-la e levá-la a público que se prepare para o contra-ataque, como a Folha está a ver. Nenhuma estranheza, claro, visto que, como dizem, o jogo não é para amadores. Mas, não deixa de ser inusitada a utilização da arte culinária como 'isca' para fisgar robôs.
(Nota: Artifícios e esquemas à parte, o momento é de atentar para a análise de Marcos Coimbra relativamente à pesquisa eleitoral Vox Populi/CUT hoje divulgada. Para conferi-la, clique AQUI). 
(Imagem: Buzzfeed).
Folha publica matérias com 'bolovo' e 'bolso' e expõe os robôs de Bolsonaro na Internet
Jornal GGN - Folha de S. Paulo expôs em duas matérias a militância artificial na internet em favor de Jair Bolsonaro. O uso de robôs em plataformas de redes sociais ficou escancarado e foi percebido até por outros internautas, que ridicularizam a situação.
Os robôs foram atraídos pelas palavras "bolso" e "bolovo", por conta de uma reportagem sobre joalheria, sem qualquer conexão com as eleições ou com Bolsonaro, e em outra matéria sobre gastronomia em São Paulo.
No texto sob título "Joalheria quer competir com a arte pelo bolso dos superricos", um dos perfis falsos comentou: "Cadê as provas, Folha? Não tem, né? Porque não existem! Vocês estão com medo de perder os milhões que o governo PT banca para vocês, né?"
Outro bot respondeu: "Tá na hora desse jornaleco ser investigado." As hashtags #FolhaFakeNews e #FolhaMarmitaDoPT foram utilizadas.
Na matéria do bolovo, também totalmente desconectada de Bolsonaro, bots escreveram o número do candidato na urna, em demonstração de apoio.
"Ei, você aí que não acredita em bots, em ataques orquestrados. A Folha faz uma matéria sobre joias caras e usa a palavra bolso, como é comum em matérias sobre dinheiro, economia. Os bots do candidato detectaram a palavra bolso e... bem, é SÓ LER OS COMENTÁRIOS", observou uma internauta.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: