sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A DISTORÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Rico.
....
De tanto a Constituição Federal ser desrespeitada, é comum supor-se que as limitações à dignidade do povo brasileiro - dos pobres, especialmente - decorreriam da omissão da Carta Maior. Rematado equívoco: a CF elege a dignidade humana como o maior bem a perseguir e preservar. E quanto ao País como um todo, convém considerar que uma das diretrizes expressas na Constituição é a busca, pelo governo, da redução dos desequilíbrios regionais. Portanto, quando alguém 'acusar' a região Nordeste de, p. ex., ser 'responsável', em termos relativos, pelos mais expressivos dispêndios em verbas sociais, lembre-se de que nada de ilegal ou ilegítimo há relativamente a tais verbas: isso guarda sintonia com a Constituição, é uma das maneiras de buscar-se atender à referida exigência constitucional. O resto é preconceito, desconhecimento das normas traçadas na Carta da República.
....

Notas

a) Uma reflexão/indagação aparentemente fora do contexto, mas não tanto: No Brasil, 'n' famílias são beneficiadas por programas sociais, como o Bolsa Família, tão malhado e espinafrado por tantos críticos, inclusive aqueles detentores de altos salários e penduricalhos, o que torna lícita a pergunta: Quantas famílias poderiam ser assistidas pelo BOLSA FAMÍLIA com um dos cerca de CINCO MIL REAIS (líquidos, livres de imposto de renda e do teto remuneratório previsto no artigo 37 da CF) liberados mensalmente, a título de AUXÍLIO-MORADIA, para milhares de privilegiados espalhados pelo Brasil? (E nem é preciso citar os demais penduricalhos e benesses...);

b) Sugestão de leitura: "99,98% dos magistrados de SP furam o teto!" - AQUIA propósito, outras categorias - e são várias - deveriam ter seus salários detalhados e divulgados, a exemplo do que está a solicitar do Judiciário a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do CNJ, para que, enfim, se venha a tomar conhecimento das reais dimensões do descalabro. 

Nenhum comentário: