sábado, 19 de agosto de 2017

EM ALGUM LUGAR SE PERDEU


"O jogo dos tempos é um dos grandes desencontros da história. O homem só tem o presente. O passado o é por retenção, seja da memória ou da história. O futuro não é ainda, surge somente por projeção. Ao falar do passado, temos, nas palavras de Paul Ricoeur, um “presente-ausente”. O passado não está mais ali, embora dele falemos. Este processo de falar sobre o que já não existe configura um dos espaços da memória e, quando mediado por uma narrativa de alguém diferente de mim, chama-se História.

Parece simples, afinal nada soa mais inexorável ao ser humano do que o tempo. Contudo, a política é capaz de jogar com os tempos de forma a tornar confusa a orientação de todo um grupo de pessoas. Quando eu articulo um discurso de cunho nacionalista, que rememora símbolos, cores, personagens e etc., eu trago o passado de volta através de memórias que foram coletivamente construídas. Os sentidos sociais da memória atuam como mediadores de um tempo que não existe e que, quase sempre, nunca existiu para os que se valem deles.

Este jogo, de um passado que não passa, é uma das faces da política, que, no mundo contemporâneo, tem a ajuda da comunicação instantânea. Reconstruir o passado que se quer apenas por se dispor de mais recursos materiais é a grande arma política do século XXI. Com espaço na mídia, cliques, sites, perfis falsos, notícias falsas, fazendas de “likes” e alguns milhões do dinheiro que for, é possível criar narrativas que alteram as retenções do passado. Os cidadãos comuns, imersos nos problemas do dia-a-dia, mal conseguem reter as informações do que ocorreu na semana passada, o que dirá conseguirem defender-se deste ataque político, que usa a História, sua teoria e muito dinheiro.
Da mesma forma que o passado é reconstruído sob os olhares de especialistas (historiadores) atônitos, o futuro sofre a mesma distorção. Também o futuro é constantemente reconstruído através do “horizonte de possibilidades”, na terminologia de Reinhardt Koselleck. O que eu farei amanhã, com quem almoçaremos no sábado e quantos amigos vão viajar conosco em dezembro, são apenas algumas das construções de futuro que fazem, no presente, emergir ações que não aconteceriam se não fosse este futuro imaginado. Muito provavelmente se esperamos a viagem em dezembro, nos privaremos de alguns gastos presentes. O futuro, portanto, conforme construído imageticamente no presente, transforma este mesmo presente.
Em algum lugar desta ciranda dos tempos o Brasil se perdeu. Éramos o “país do futuro” na década de 70. Viramos o país de um presente eterno na crise dos anos 80 e 90. Nada mudava, vivíamos em um looping de expropriação, fome, diferenciação social aumentando todo o tempo. Tudo o que a maioria dos brasileiros podia esperar ocorria no espaço e uma semana. Após isto, a incerteza econômica e política roubavam do Brasil qualquer plano de futuro. A partir de 2003, pela primeira vez em muito tempo, o Brasil tomava para si o seu presente. As mudanças efetivamente aconteceram entre 2003 e 2014. Indiferente ao que hoje se constrói de narrativa.
O custo de reescrever este passado foi, porém, muito alto. Ele levou a democracia brasileira, destruiu parte das nossas instituições, libertou o fascismo que pensávamos morto desde Plínio Salgado e está jogando milhões na pobreza novamente. Tudo isto feito de forma racional mediante um cálculo de custo-benefício. Os grupos que se associaram para este ataque político tinham claro que os ganhos imediatos não seriam grandes, mas haveria a interdição de um futuro no Brasil. Um futuro em que nos tornávamos um país mais igual economicamente, em que viramos a quinta economia do mundo e tínhamos um projeto claro de nação, unindo a extração de petróleo e a educação. Educação que se transformava. E transformaria o Brasil, não fossem as gerações não educadas por este novo Brasil a se rebelarem, por não reconhecerem mais o “seu país”.
Este é o sentido do golpe e das transformações desde 2013. Em primeiro lugar, reescrever o passado recente de forma a que “nunca mais aconteça”. Que o Brasil nunca mais tenha a pachorra de tentar assenhorear-se do presente. Em um segundo momento, que fiquem garantidos os privilégios dos grupos sociais ricos e brancos. Privilégios existentes desde sempre. O Brasil volta a ficar emparedado entre um passado que não passa e um futuro que nunca chega. Este é todo o desespero da parte consciente de nossa população.
Estão nos roubando muito mais do que apenas dinheiro. Estão roubando a nossa noção de futuro. O futuro deles é o passado que não queremos, e que tanto lutamos para não ver de volta. Que nossos filhos nos perdoem."



(De Fernando Horta, post intitulado "Em algum lugar se perdeu", publicado no Jornal GGN - AQUI. Horta é cientista político).

Nenhum comentário: