quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AI-5: O SÍMBOLO DOS ANOS DE CHUMBO


Os 44 anos do AI-5 e a rediviva tutela sobre a soberania popular

Por José Carlos Vaz

Hoje, 13 de dezembro, é aniversário de 44 anos do AI-5, obra prima da ditadura udenista-militar.

Um poder sem voto (o Executivo, imposto pela força) sobrepôs-se definitivamente sobre os representantes eleitos pelo povo. Graças a ele, o Congresso Nacional foi posto de joelhos frente àqueles que se achavam no direito de tutelar a nação. Não eram mais os representantes eleitos pelo povo quem poderia cassar mandato de congressistas, mas o Executivo, investido de super-poderes maiores que a soberania popular.

Alegando proteger a nação, defender a democracia, garantir a liberdade e combater a corrupção, a ditadura udenista-militar tornou-se uma perversa e corrupta tirania.
(...)
Hoje, pouco se fala do AI-5; a ditadura udenista-militar parece esfumaçada no passado. Alguns setores, inclusive, tentam reabilitá-la, como oministro do STF Marco Aurélio Mello, que a definiu como um mal necessário, mostrando seu desapreço à democracia e ao estado de direito. Ele reproduz e dá legitimidade a um discurso que procura fazer-nos esquecer que aquele foi o período mais sombrio da história brasileira recente.

As coisas não acontecem gratuitamente, na política.

Como parte desse movimento de reabilitação das práticas autoritárias, assistimos à crescente criminalização da política, na qual a imprensa e setores do aparato estatal tradicionalmente representativos das classes médias têm papel relevante. Associam-se para tutelar a nação.

A pequena redução da desigualdade social dos últimos anos, e aquela que se prenuncia com a expansão do acesso ao ensino superior aos negros e pobres, graças às novas universidades, ao PROUNI e às cotas, levou desespero a vários setores da burguesia e da classe média a ela subordinada. O que possibilitou essa redução da desigualdade? Foi, exatamente, a política. Foi o voto popular elegendo sucessivos governos de esquerda, mesmo com todos os seus limites (...).

É por isso que os setores reacionários consideram que é preciso criminalizar a política e convencer o povo de que seu voto é, intrinsecamente, errado. De que é preciso um Poder Moderador para corrigir os erros da vontade popular expressa no voto. Ou para dizer quem pode ser votado ou não pelo povo ignorante. (...).

Não esqueçamos: o recurso ao sistema legal construído por ela mesma é a última cartada da burguesia antes das baionetas. (Fonte: aqui).

................
Presentemente, quem ensaia atitude hetrodoxa contra a Constituição Federal é o STF...

Nenhum comentário: