Há o drama vivido pelos mineiros soterrados a 700 m de profundidade no Chile e há o filme Ace in the Hole (A Montanha dos Sete Abutres), EUA, 1951, de Billy Wilder, com Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur e Porter Hall.
No filme, um veterano e fracassado jornalista tem a 'sorte' de estar em certo local no exato dia em que uma pessoa (que pesquisava relíquias indígenas) fica presa em uma mina que desmoronou. Ele vê ali a chance de melhorar sua vida e trata de prolongar ao máximo o resgate (de algumas horas para quase uma semana), 'espetacularizando-o', convencendo até a mulher da vítima a fingir apreensão muito superior à que efetivamente sentia.
No Chile, o dramático resgate deverá prolongar-se por três meses, ou mais, em meio a uma comoção para lá de autêntica e a uma expectativa lotada de energia positiva. Qualquer tentativa de espetacularização, por qualquer órgão da imprensa, soará execrável.
2 comentários:
Oi Dodó,
querido amigo.
Feliz a sua lembrança. Lembrei do filme também, primeiro porque é um dos filmes clássicos que o Marden mais gosta de citar aos alunos de Jornalismo que busca referências sobre Ética no Jornalismo.
A notícia dos mineiros no Chile realmente é consternadora.
Beijos para família.
Marília.
Valeu, querida Marília.
Abraços.
Postar um comentário