quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ENXURRADA WIKILEAKS


O Wikileaks já divulgou nada menos que 77 mil documentos secretos sobre a guerra do Afeganistão – e não pretende parar por aí. A organização sem fins comerciais, que tem como missão divulgar planilhas, fotos e informações confidenciais vazadas de governos ou empresas, afirmou que lançará mais 15 mil arquivos sobre o conflito militar.

“Já verificamos 7 mil deles”, explicou o criador da ferramenta de transparência, o hacker Julian Assange, garantindo que lançará os relatórios para download nos próximos dias.

Na última quarta-feira, organizações de direitos humanos se uniram para criticar a publicação dos documentos, que delatariam informantes e soldados. A Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão, a Anistia Internacional, a Campanha por Vítimas de Conflitos, o Instituto da Sociedade Aberta e o Grupo de Crises Internacionais pediram a remoção de nomes de civis afegãos dos documentos. (...) (Estadão).
................
Independentemente da questão invocada pelas instituições acima referidas, ocorre-nos uma indagação: e se a divulgação desses milhares de documentos resultasse no fim da guerra do Afeganistão, a exemplo do verificado relativamente aos Papéis do Pentágono, cujo vazamento contribuiu para o fim da guerra do Vietnã?!  (Lembrando que há um porém: os Papéis foram vazados em 1971, e a guerra do Vietnã só terminou em 1975...)

Nenhum comentário: