terça-feira, 31 de agosto de 2010

CARAS RELÍQUIAS


IRAQUE, THE END


O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou formalmente o fim da operação militar no Iraque afirmando que, após sete anos de guerra e mais de 4.400 “vidas americanas” perdidas, é “hora de virar a página”.
................

- É o fim da guerra?

- Tem o Afeganistão.

- 4.400 'vidas americanas'. E vidas iraquianas, foram quantas? Cem mil? Trezentos mil?

- Não vamos mais falar sobre esse assunto. São óleos passados.

(Desenho: Latuff).

ADEUS, JB


Coluna do Castello, textos de Alceu de Amoroso Lima e Barbosa Lima Sobrinho, charges do Ziraldo. Morre hoje o velho Jornal do Brasil impresso.

Entre as crônicas do Drummond, uma destacava a via-crucis que, de quando em vez, era produzir e entregar a própria crônica: o poeta relaxava, e quando se dava conta estava em cima da hora de o empregado do jornal passar e pegar o texto que seria publicado na edição do dia seguinte. Internet não era nem sequer  sonho.

Noutra, o cidadão do mundo dizia que o futuro sorria para o texto curto e que sombrias eram as perspectivas para o romance... Não é dele, afinal, o 'escrever é cortar palavras'?

Sair do trabalho, passar na banca, comprar o JB, guardá-lo na pasta e levá-lo para casa - ou para um bar, onde, de preferência sozinho, lia-o por inteiro, cervejantemente.

Anos de chumbo, bombas em bancas, atentados OAB (dona Lyda) e Riocentro, distensão lenta, gradual e segura, prendo e arrebento, mãos estendidas, Diretas... velhos tempos.

Adeus, caro JB.

CARAS RELÍQUIAS


Além dela, refestelamo-nos muitíssimo com a Argumento. Isso nos anos 1970. Depois O Pasquim, Movimento, Opinião, Politika e revistas a granel tomaram de conta do meio de campo.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CARTUM ELEITORAL


(Michael Kountouris, cartunista grego).
................
No Brasil, claro, Chapeuzinho levaria a urna eletrônica. Lobo Mau e Chapeuzinho são tema recorrente no universo cartunístico mundial.

VIDA E FICÇÃO


Há o drama vivido pelos mineiros soterrados a 700 m de profundidade no Chile e há o filme Ace in the Hole (A Montanha dos Sete Abutres), EUA, 1951, de Billy Wilder, com Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur e Porter Hall.

No filme, um veterano e fracassado jornalista tem a 'sorte' de estar em certo local no exato dia em que uma pessoa (que pesquisava relíquias indígenas) fica presa em uma mina que desmoronou. Ele vê ali a chance de melhorar sua vida e trata de prolongar ao máximo o resgate (de algumas horas para quase uma semana), 'espetacularizando-o', convencendo até a mulher da vítima a fingir apreensão muito superior à que efetivamente sentia.

No Chile, o dramático resgate deverá prolongar-se por três meses, ou mais, em meio a uma comoção para lá de autêntica e a uma expectativa lotada de energia positiva. Qualquer tentativa de espetacularização, por qualquer órgão da imprensa, soará execrável.

OS PICLES



TUDO VALE A PENA SE O MATERIALISMO É DIALÉTICO.


O conforto do frustrado é o oponente também ou mais ainda.


QUANDO A VACA ESTÁ INDO PARA O BREJO, ATÉ O BEZERRO FAZ CARA DE PAISAGEM.


Os sofisticados autênticos, mesmo quando perdidos, cotinuam 'se achando'.


CALMA, SENHORES PREPARADOS, O DESESPERO NÃO FOI FEITO PARA APAVORAR NINGUÉM.


Quando a vaca está no brejo, o leite derramado fica 100% impróprio para consumo.


AS COSTURAS POLÍTICAS ESTÃO DEIXANDO À VISTA AS LINHAS AUXILIARES.


Tão democrata que, à beira do abismo, democraticamente indaga: 'Onde foi que vocês erraram?'


NO MUNDO DOS ILUMINADOS, O SUFOCO É TANTO QUE ATÉ A SOPA DE PEDRAS ESTÁ NO CALDO DE PINTO.

domingo, 29 de agosto de 2010

ABERTURA DO SALÃO DE PIRACICABA


Foi aberto ontem o 37° Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Entre os campeões, nosso amigo José Antonio, o JOTA A, que, fazendo jus ao epíteto de Papa-Salão (que lanço agora, com muita pertinência, à vista do desenho abaixo), ganhou o prêmio de melhor charge. Mais um troféu para o imenso acervo.

Na foto, o Papa-Salão (de camisa azul), com cartunistas e organizadores do evento.

A CHARGE DO JOTA A

FILOSOFIA EM PIAUIÊS


Tenho ido vez em quando na terra. Nos terrais de Teresina. Nos quintais. Nos bares. A cerveja continua a mais gelada do Brasil. Só tem “empoada”. Na farinha, dizem outros. O diabo vem engarrafado numa nuvem de gelo e névoa, que o garçom (todos tem a mesma técnica) sacode pra cima e pra baixo, assopra no fundo, não congela, e tem o melhor gosto de cerveja gelada do planeta.

Mas se a cerveja continua gelada, o calor da cidade vai aumentando. Da última vez que fui, desesperei-me. Sem ter companhia e nada a fazer (minhas referências estão esmaecendo, quase já não as tenho) fui a um restaurante tomar uma, como se diz por aqui. Com tira-gosto de panelada, que ninguém é de ferro, sorvia a bicha (o trocadilho é por conta da parada gay que aqui se faz também e acontecia). Ao pagar a conta para continuar a beber noutras paragens (que aqui só se faz isso), caminhei na rua sem saber que antes estava num ar condicionado. Sem nada a condicionar o diabo da rua vermelhidou. A sensação térmica dos meteorologistas estava nuns quarenta e tantos. Eu nunca tinha sentido tanto calor. E arreparem que sou da terra, dos quintais. Criado com o sol do equador, suas filhas, tudo em cima de mim. Mas não me agüentava. Fervia e a sensação de estar perto do inferno foi aumentando. Me perguntava o que podia esquentar Teresina tanto assim!

Sorte que encontrei logo ali no bar do Esdras (no Clube dos Diários, na Pedro II) o poeta, fotógrafo e filósofo Paulo Tabatinga. Comentando a situação de Teresina esquentar mais a cada ano, Tabatinga filosofou: “culpa das mulheres e da televisão. Pra ter mais tempo de ver TV, as mulheres não querem mais perder tempo em varrer os quintais. E elas são fofoqueiras! Se a vizinha não varrer seu quintal cai na boca da outra. Então – filosofou o mestre – para não ter folhas nos quintais elas mandam cortar as árvores. Aí o sol se esquenta mais. Só isso. Culpa das mulheres, da fofoca e da televisão!”.

Faz sentido...
.............
Edmar Oliveira
http://piauinauta.blogspot.com/

sábado, 28 de agosto de 2010

CARAS RELÍQUIAS


Revista GRILO. Anos 1970.

CHARGE


Uma das a serem expostas no 37° Salão Internacional de Humor de Piracicaba-SP, cuja abertura ocorrerá hoje.

DIÁLOGOS TRANSCENDENTAIS


- Não consigo entender: o Oscar Quiroga disse, na Veja, em abril, que tudo seria azul para o candidato da oposição, e agora o que se vê é essa hecatombe colossal!

- Eu me limito a repetir o dito espanhol: eu não creio em bruxas, mas, que elas existem, existem.

- O Quiroga existe, é lógico! E daí?

- Nada. Mas, antes de o Quiroga haver dito o que disse, a astróloga Maricy Vogel afirmou que o Brasil iria eleger uma mulher. Em julho, no programa Amaury Junior, ela ratificou a previsão.

- Que coisa confusa! Um fala uma coisa, outro desdiz!

- Mas você está esquecendo um detalhe: o Quiroga fez uma ressalva: o mapa astral do candidato era bom, mas o da oponente poderia ser melhor.

- E por que a Veja não encomendou desde logo o mapa da oponente, para tirar a limpo?

- Veja errou.

OLD PASQUIM


Pasquim São Paulo n° 1, julho 1986.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HAICAI PRA INGLÊS NÃO LER


TIO SAM FAZ BARULHO COM O TAL DE INGLÊS
MAS DUVIDO QUE CONSIGA LER AO MENOS A ORELHA
DE 'O HOMEM QUE FALAVA JAVANÊS'

MULHERES EM PRIMEIRO


Marco histórico: pela primeira vez, a diferença entre PV e PSDB chega a 20%.

Mas, enquanto o PSDB mantém viés de queda, o PV de Marina Silva estacionou há tempos.

O que falta para que tenhamos a disputa estando as mulheres em primeiro?

Basta que Marina evolua nas intenções de voto. Nessas horas, Marina, o evolucionismo é que é.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

REI DO CANGAÇO


Frederico Ozanam, o cartunista Fred, no Museu do Cangaço, Piranhas-AL, dedicado à memória de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e seus parceiros.

"Este é o meu instante 'lampiônico', captado em um painel existente numa área anexa ao Museu do Cangaço, que guarda preciosas relíquias de documentos, peças, utensílios e roupas da época".

OLD POSTER


(Brad Yeo).

CHEGA DE SAUDADE


De Luiz Antonio Mello, direto da redação: Um dos “pais“ da bossa nova, consagrado pelo público e pela crítica mundial, o cantor e compositor Roberto Menescal disparou, durante um bate-papo com o público na Biblioteca Nacional: “todo brasileiro deveria saber cantar 'Chega de Saudade', porque os japoneses sabem".

Menescal foi um dos responsáveis pela consagração da bossa nova na Ásia, em especial no Japão, quando, nos anos 80, começou a fazer parte de festivais internacionais em Tóquio. Além de levar músicos brasileiros para se apresentar por lá, ele trouxe japoneses para aprenderem MPB com brasileiros no Rio. E apesar de exaltar “Chega de Saudade”, Menescal brincou com o autor: "A última vez que estive com João pessoalmente foi em 1962. Alguém sabe se ele está vivo? Ninguém o vê".
................
Nesse caso, admito, parafraseando o subserviente Juracy Magalhães, alguns anos depois de João Gilberto (re)gravar 'Chega de Saudade' (1958):  o que é bom para o Japão, é bom para o Brasil.

DA SÉRIE 'CÓPIAS IMPOSSÍVEIS'


1. Aumento real do salário mínimo em patamares expressivos, o que, aliado à expansão dos programas sociais, deu ensejo ao aumento do consumo e formação de novos mercados internos;

2. Diversificação das parcerias comerciais do Brasil mundo afora, implicando a redução, de 27% para 12% sobre o volume global do comércio exterior, das transações com os EUA;

3. Acionamento dos bancos estatais para expandir o crédito em todas as vertentes.

Caso o governo Lula tivesse limitado suas ações à observância das 'diretrizes' de FHC, nenhuma das particularidades acima se teria verificado, visto que:

1. O social nunca foi o 'must' de FHC (salvo o baque na inflação, no Plano Real, de Itamar);

2. Sob FHC, a parceria comercial priorizaria os EUA (e a ALCA) e a União Europeia;

3. Um BNDES 'prenhe' de recursos e os demais bancos estatais (ainda?, indagaria FHC) dando as cartas e expandindo o crédito é realidade que jamais veriamos num governo que copiasse FHC.

Dito isto, indaga-se: como estaria a situação do Brasil se o modelo FHC tivesse imperado por ocasião da crise financeira mundial de 2008/9, maior crise mundial desde a Grande Depressão dos anos 1930?

Os candidatos neolibs e simpatizantes ambientalmente corretos podem emitir numa boa suas opiniões, mas desqualificar (ou ignorar) os méritos da política adotada na hora da onça beber água é tarefa impossível. Estrebuchamentos à parte, evidentemente. 

HUMOR AMAZÔNIA

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FICHA LIMPA NA CABEÇA


Pela primeira vez em um caso concreto, o TSE acaba de decidir que os efeitos da lei da Ficha Limpa se estendem a situações ocorridas sob a vigência de legislação anterior, que estabelecia penas mais brandas (a lei anterior, no caso hoje analisado - deputado do PSB-CE que pretendia reeleger-se -, só resultava em 3 anos de inelegibilidade). O principal argumento é o de que a inelegibilidade não é pena, mas sim uma condição que deve ser verificada no momento do registro.

Os magistrados determinaram, ainda, por 5 votos a 2, que a aplicação da Ficha Limpa não viola o principio constitucional que diz que lei que altere processo eleitoral deve começar a vigorar um ano antes das eleições.

Como já era esperado, o assunto será elevado ao Supremo. Aguardemos. A pergunta é: decidirá o STF contra o TSE e o clamor popular, beneficiando Malufs, Rorizes e que tais país afora?

WHAT A WONDERFUL WORLD



Morreu hoje, aos 89 anos, George David Weiss, autor (com Bob Thiele) da música “What a Wonderful World”, imortalizada por Louis Armstrong, que a gravou originalmente em 1967. A música, que ficou marcada na voz rouca dos negros americanos, é de um filho de uma família judaica novaiorquina.

Weiss e Armstrong certamente contribuiram para tornar wonderful our world.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CIDADÃO TERESINENSE


Mediante proposta da vereadora Rosário Bezerra, foi concedido o título de Cidadão de Teresina a Solimar Oliveira Lima, doutor em História e professor de Economia da Universidade Federal do Piauí - e natural de Pirapemas-MA.

Justo reconhecimento. Parabéns, vereadora, parabéns, professor.

................
Foto: Francisco Magalhães (Coluna Porteira).

CRIST, O LIVRO E O LIVRO ELETRÔNICO

NOVIDADES CÓSMICAS


Astrônomos do Observatório Europeu do Sul descobriram um sistema planetário com pelo menos cinco planetas que orbitam uma estrela semelhante ao Sol chamada HD 10180, a 127 anos luz de distância. Os pesquisadores também têm a evidência da existência de mais dois planetas, um dos quais teria a menor massa já descoberta. Isso tornaria o sistema similar ao nosso Sistema Solar, em termos de número de planetas (sete em relação a oito do Sistema Solar). Além disso, a equipe também encontrou evidências de que as distâncias dos planetas da estrela seguem um padrão regular, como também visto no nosso Sistema Solar.

Enfim, nada de novo sob os sóis...

IGUARIA REQUENTADA


O programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, não será mais ao vivo.

Marília Gabriela, nova diretora, convidou Chico Buarque para o primeiro Roda por ela dirigido. Chico recusou.

É que, vai ver, o Roda Viva se perdeu pelo nome.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

3° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA AMAZÔNIA


O verde estará em Belém-PA, de 17 a 23 de setembro.

http://salaohumordaamazonia.com/

................
Cartum: Biratan Porto (coordenador do Salão).

O PAPA NÃO É POP


Igreja na Inglaterra proíbe cerveja e churrasco durante visita do papa (16 a 19 de setembro). Proibidos também: barracas, instrumentos musicais, bicicletas, apitos, velas e animais.
................
Pelo teor draconiano da resolução, o cartum do Jaguar, acima, não teria prosperado...

domingo, 22 de agosto de 2010

PROTESTO RISONHO


Algumas das figuras mais engraçadas da TV e dos palcos de teatro se concentraram hoje à tarde em frente ao Copacabana Palace, no Rio, para protestar contra a censura ao humor.

O movimento Humor Sem Censura cobra uma revisão do trecho da Lei Eleitoral que prevê aplicação de multas de até R$ 100 mil a programas que usem "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação".

A lei já completou 13 anos, e desde seu advento ocorreram várias eleições.

De qualquer modo, e independentemente do que configure degradação/ridicularização, 'censura' não tem a menor graça.

CINQUENTA E UNS


Parabéns, meu caro Solda, por seu aniversário. Continue bamba no traço e no texto.

http://cartunistasolda.blogspot.com/

................
Arte: João de Deus Netto.

FLAGRANTE DO ENCONTRO DE BLOGUEIROS


Encerra-se hoje, em São Paulo, o 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. 330 titulares participaram, e 180 ficaram de fora por falta de espaço no Clube dos Engenheiros.

Com o advento da blogosfera, o mundo da informação e, mais importante, da análise da informação passa por transformação nunca antes imaginada. O que é salutar para a democracia.

Na foto, exibição de grupo de chorões na sexta-feira, início do evento. Luis Nassif, jornalista nas horas vagas, capricha no bandolim.

BOSC

sábado, 21 de agosto de 2010

OLD POSTER


A Clockwork Orange (Laranja Mecânica). Anthony Burgess, 1962 (o livro). Stanley Kubrick, 1971.

LEMBRANDO RAULZITO


Raul Santos Seixas, 28.06.1945 - 21.08.1989.

................

POR QUE É QUE O SOL NASCEU DE NOVO E NÃO AMANHECEU?

POR QUE É QUE O CRISTO NÃO DESCEU LÁ DO CÉU E O VENENO SÓ TEM GOSTO DE MEL?

POR QUE É QUE A ÁGUA NÃO MATOU A SEDE DE QUEM BEBEU?

POR QUE É QUE EU PASSO A VIDA INTEIRA COM MEDO DE MORRER?

POR QUE É QUE OS SONHOS FORAM FEITOS PRA GENTE NÃO VIVER?

POR QUE É QUE ESTA SALA FICA SEMPRE ARRUMADA SE ELA PASSA O DIA INTEIRO FECHADA?

POR QUE É QUE EU TENHO CANETA E NÃO CONSIGO ESCREVER?

POR QUE É QUE EXISTEM AS CANÇÕES E NINGUÉM QUER CANTAR?

POR QUE É QUE SEMPRE A SOLIDÃO VEM JUNTO COM O LUAR?

(Raul Seixas e Paulo Coelho - composta em 1974, proibida pela censura do regime então vigente).
................
Caricatura: J.Bosco.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O PIONEIRO DEBATE SENATORIAL


Louvável a iniciativa do Sistema Meio Norte em promover ontem, 19, o primeiro debate entre (quase todos) os candidatos às duas vagas de senador pelo Piauí.

A fórmula de desenvolvimento das discussões, muito simples, certamente facilitou o trabalho de mediação a cargo de Silas Freire: pergunta de candidato para candidato, com direito a réplica e tréplica, e sem que o 'perguntado' pudesse ser bisado. Três advogados, cada um com placas de 'sim' e 'não', se manifestaram, quando instados, acerca de pedidos de resposta.

Destaques:

.o senador Mão Santa (PSC), após invocar Deus e Moisés, sustentando que cumpre aos senadores carregar 'o fardo do povo', quis saber a posição do ex-governador Wellington Dias (PT) sobre os proventos dos aposentados, ao que Dias defendeu os salários em geral, alertando, na tréplica, para o risco de incidentes de percurso, como o atraso de quatro meses no pagamento de salários quando da gestão de Mão Santa, que pleiteou direito de resposta, mas teve negada a pretensão;

.Ciro Nogueira (PP) pediu a opinião de Heráclito Fortes (DEM) acerca das novas normas do Código Florestal relativas a reservas às margens e às nascentes dos rios, mas Heráclito enveredou por seara diversa, denunciando possível negociata em indenização decorrente de ampliação de um parque florestal e classificando de omissa a participação de Nogueira na votação do Código (projeto) de Aldo Rabelo. Nogueira mostrou haver equívoco de Heráclito (e posteriormente Wellington desmontou a 'denúncia' relativa à indenização);

.Heráclito solicitou que Antonio José Medeiros se manifestasse sobre o fracasso da educação pública do Piauí no IDEB e a péssima situação da UESPI (Universidade Estadual), aduzindo que, em visita à cidade de União, deparara com escombros em espaço destinado à construção de obra do projeto Universidade Aberta. Medeiros afirmou que a luta pela superação dos problemas educacionais do Piauí vai demandar muito tempo, visto que a herança foi terrível. Esclareceu que está em andamento, em União, a construção de obra atinente à Universidade Aberta, e que é normal o amontoamento de material de construção; ao classificar o material de escombros Heráclito estaria tão somente a revelar seu extremo pessimismo;

.Marineide Albuquerque (PSOL) remeteu a atenção de todos para a plebiscito que contemplará a questão da limitação da propriedade da terra em 1.000 ha, enquanto Zilton Duarte (PSOL) exigiu o império absoluto do concurso público, bem como a extinção do Senado, lembrando que, segundo a Transparência Brasil, cada senador custa R$ 11 mil por minuto. Heráclito Fortes teve negado pedido de resposta, mas em seguida, após Marineide sustentar que no senado reina a corrupção, os advogados reviram sua posição, concedendo a Fortes a oportunidade de defender sua opinião;

.Heráclito Fortes disse a Wellington Dias que o grande furo do Piauí é a infraestrutura, sendo o estado um 'canteiro de obras inacabadas' etc etc. Dias sugeriu a Heráclito que andasse mais de carro - e menos de avião - pelo Piauí, acentuando o pessimismo de Heráclito e Mão Santa relativamente ao estado;

.para contestar a tese do 'pessimismo', Heráclito lembrou o fato de que sempre esteve a postos para, da tribuna, defender os interesses do estado, havendo conseguido a única escada Magirus de que o Piauí dispõe e impedido a vinda, para o estado, de Fernandinho Beiramar;

.com o mesmo propósito, Mão Santa, após invocar Moisés, Deus e Ruy Barbosa, bem como Norberto Bobbio, disse que destinou recursos para obras diversas (como o porto de Luis Correia), aduzindo que a maior demonstração de sua competência é o fato de haver recebido a medalha Juscelino Kubitschek;

.Ciro Nogueira lembrou que o Piauí ocupa a segunda pior posição no Brasil no que respeita a trabalho infantil e analfabetismo, Antonio Florentino (PV) louvou a educação em tempo integral (mas deplorou a distância que separa a educação pública da educação privada), Antonio José Medeiros destacou os direitos da mulher, sargento R. Silva (PP) enfatizou seu propósito de lutar pela PEC 300, pela educação e pelos direitos dos médicos, Wellington assegurou plena articulação com as muitas instâncias em defesa do Piauí, enquanto o pastor Moisés Pinto (PMN) manifestou-se pelo combate à pedofilia e à prostituição infantil.

Parabéns ao Sistema Meio Norte pela iniciativa.
................
Foto: Hélvio Medeiros. 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BLOGOSFERA MOBILIZADA


Ocorrerá em São Paulo, dias 20, 21 e 22 próximos, o 1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. No evento, será explicitada iniciativa do jurista Fábio Comparato sobre ADPF Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental em face da não regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam de comunicação.

Lotação esgotada: 380 blogueiros. E-mails que não puderam ser atendidos: 180. O evento será transmitido online por vários blogs.

Montagem: Vander Fagundes.

CORDAS VOCAIS CLONADAS


"E ALGUÉM DISSE QUE ERA ELA?"

(Sérgio Guerra, presidente do PSDB, sobre a nota da cantora Elba Ramalho dizendo que não é sua a voz  na versão de 'Bate Coração', veiculada como jingle na campanha de José Serra. O jingle continua a rodar impunemente, e dez em cada dez pessoas que o escutam dizem que é ela, sim - isso, claro, desde que entre as dez pessoas não esteja Sérgio Guerra).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O AUTOR! O AUTOR!


No caso, a autora: Joanna Górska, Polônia.

FLAGRANTES DO SALÃO


Luiz Solda, Laura Macedo, Lúcia Junqueira, Vera Solda e - em primeiro plano - Josy Brito e Dino Alves, ao som da Banda Nostalgia, no Salão de Humor do Piauí.

Foto: Dodó Macedo.

REFLEXÕES ELEITORAIS


Política é uma caixinha de surpresas, algumas para lá de notórias.

Perdeu a eleição e - pior - ainda ficou devendo o pedágio.

Certas plataformas eleitorais são tão inverossímeis que afundam logo à primeira análise de peso.

Nada mais chinfrim do que candidato elitista circulando numa boa em favela de festim.

Rude constatação: há um outro túnel no fim do túnel.

Calma aí, defender os interesses das elites não é pra qualquer um, não!

Saiu às ruas com a bandeira da antiviolência e acabou eleito. Disparado!

Mesmo afundando na areia movediça continuava a propalar que não deixaria pedra sobre pedra.

Lei das compensações estapafúrdias: abominava a distribuição de renda, mas era expert em rasgação de seda.

O FOGO DE MONTURO DO GOLFO


Dois novos estudos científicos contestam a afirmação do Governo dos EUA, que garante que a maioria do petróleo que vazou do poço danificado às águas do Golfo do México tenha sido eliminado do mar.

Um dos estudos, da Universidade da Geórgia, garante que três quartos do petróleo ainda estão sob a superfície do Golfo, o que pode representar uma ameaça para o ecossistema.

O Governo americano informou no início do mês que metade do petróleo tinha sido eliminada mediante queimas controladas ou recuperado da água, e um quarto tinha evaporado ou dissolvido.

Entretanto, Charles Hopkinson, que coordenou a pesquisa da Universidade da Geórgia, assinalou nesta terça em entrevista coletiva que até 79% dos 4,9 milhões de barris de petróleo que, calcula-se, foram derramados ao mar, permanecem no Golfo.

"A ideia de que 75% do petróleo desapareceu e não representa preocupação para o meio ambiente é absolutamente incorreta", afirmou Hopkinson.

Outro estudo, da Universidade do Sul da Flórida, detectou restos de petróleo em experimentos realizados no nordeste do Golfo, o que pode representar uma ameaça crítica para grandes organismos marítimos.

Os cientistas detectaram sedimentos de petróleo em locais onde as águas ricas em nutrientes ajudam a manter importantes espécies de peixes na região ocidental da Flórida.

O vazamento começou em 20 de abril, por causa da explosão e posterior afundamento de uma plataforma petrolífera operada pela British Petroleum (BP).

O acidente fez com que o poço petrolífero lançasse petróleo às águas do Golfo durante 87 dias, além de ter matado 11 funcionários da plataforma. (Portal Terra).
................

Milhões de barris de petróleo permanecem no Golfo... qual fogo de monturo. Monturo é lixo. Tudo a ver.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

OLD POSTER


Nos velhos tempos (anos 1970, por aí), incensava-se o 'desafio japonês', e o Japão se convertia na segunda potência mundial. No 'old poster' acima, Tio Sam lançava uma carga contra os 'japs', que invadiam os EUA comprando indústrias e que tais e concorriam fortemente no comércio mundial.

Agora, o Japão foi superado pela China em termos de Produto Interno Bruto (US$ 1,33 tri no segundo trimestre 2010, contra US$ 1,28 tri do Japão). China que, por sinal, desbancou os EUA como maior parceira comercial do Brasil.

China que agride sem dó o meio ambiente e é cruel na área trabalhista. Mas, como diria o outro, bom mocismo, bom mocismo, negócios à parte... 

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FLAGRANTES DO SALÃO


O 27° Salão Internacional de Humor do Piauí (20 a 24 de junho) botou a questão do trânsito na berlinda. O cartum eleito - acima - é de autoria do nosso velho amigo Frederico Ozanam, o Fred.

Great, Fred!

FLAGRANTES DO SALÃO


Entre as muitas atrações que se exibiram no palco-a-céu-aberto Assaí Campelo, o Salão de Humor do Piauí nos presenteou com o grupo Valor de PI, liderado por Wagner Ribeiro.

Valor de PI é isso: tradições, cultura e criatividade piauienses.

Foto: Dodó Macedo.

FLAGRANTES DO SALÃO


A espetacular Orquestra Nostalgia, comandada pelo maestro Rocha Sousa, ofereceu a todos um som refinado, coroando repertório de primeira.

O croner Ratinho (alternando o microfone com Mira) estraçalhou, levando no gogó clássicos de Frank Sinatra, Roberto e outros monstros sagrados.

Foto: Dodó Macedo.

FLAGRANTES DO SALÃO


Dodó Macedo, Luiz Solda, Paulo Russo, Érico Junqueira, Frederico Ozanan (Fred) e Paixão, na abertura do Salão de Humor do Piauí 2010.

Foto: Laura Macedo.

FLAGRANTES DO SALÃO


Vera Solda e Laura Macedo, no Salão de Humor do Piauí 2010. Fundo musical: Orquestra Nostalgia, com a visível (pra lá de audível) prevalência de mr. Frank Sinatra. E viva a amizade.

Ao fundo, Ricardo Soares e Paulo Russo, caricaturando.

Foto: Dodó Macedo.

CORTINA DE FUMAÇA


Durante a travessia do rio Negro, na cidade de Manaus-AM, passageiros observam a fumaça causada pelas queimadas. E meditam sobre a doideira do tempo.

Foto: Alberto Cesar Araujo.

TERESINA, 158