quarta-feira, 27 de maio de 2020

MORAES: "LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É CONSTRUÍDA POR ROBÔS"


1. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira 27/V a liberdade de manifestação, mas ressaltou que as pessoas devem arcar com as consequências de seus atos.
"Não se pode censurar, restringir a liberdade de manifestação, de imprensa. Agora as pessoas devem arcar com as consequências de seus atos. Não é possível que novas formas de mídia se organizem de forma criminosa com finalidades de propagação de discursos racistas, discriminatórios, de ódio, contra a democracia e as instituições democráticas", disse Moraes durante seminário promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O magistrado também comentou as ameaças e agressões sofridas por jornalistas, ações que afetam a liberdade de imprensa e facilitam o acesso à população às fake news. "Se nós aceitarmos isso como normal, essas ameaças virtuais e presenciais, nós estamos abrindo mão da liberdade de imprensa", avaliou.
Para Moraes, a liberdade de imprensa não é construída por robôs. A declaração foi feita horas depois de a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão relacionados ao inquérito das fake news, conduzido por ele no STF, o que atingiu em cheio apoiadores de Jair Bolsonaro.  -  (Aqui).
................


2. Tudo começou com a publicação em 18.10.2018 (em plena campanha eleitoral, portanto), pela Folha, de matéria sob o título "Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp" / 'Com contratos de R$ 12 milhões, prática viola a lei por ser doação não declarada' (Aqui), de autoria da jornalista Patrícia Campos Mello.

(Para conferir um sucinto histórico sobre os desdobramentos do assunto, clique Aqui para ler "Zapgate (ou Esquema WhatsApp): 'Um Caso Difícil'"  -  Aqui).

Nota
A jornalista Patrícia Campos Mello, autora da matéria de 18.10.18 acima citada, participou do debate "Webinar - Liberdade de Imprensa  e Justiça" - referido no item 1, acima, e disponível no Youtube (Aqui) -, realizado nesta data, do qual também participaram o ministro Alexandre de Moraes, o Procurador-geral da República Augusto Aras e o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.   

Nenhum comentário: