sexta-feira, 29 de maio de 2020

CASO GEORGE FLOYD: A BRUTALIDADE DO ESTADO QUE SÓ ENCONTRA VIDAS NEGRAS

.
Como diria o outro, parafraseando o que disse alguém sobre o Brasil: "Nos EUA, negros morrem de fome, ou de covid-19... ou de racismo policial!"


A forma brutal como George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi assassinado pela polícia da cidade americana de Minneapolis, em Minnesota, ultrapassou as fronteiras dos Estados Unidos e ganhou destaque nas redes sociais de diversos países, incluindo o Brasil. 
Nas imagens que circulam na internet, George Floyd aparece imobilizado no chão de uma rua, enquanto um agente militar branco está ajoelhado em seu pescoço. No vídeo é possível ouvir Floyd clamando por ajuda. “Por favor, eu não consigo respirar, por favor”, dizia a vítima.
Durante a gravação, testemunhas pedem para que o policial saia de cima de Floyd. “Saia do pescoço dele”, disse uma delas. Mas, após cerca de cinco minutos reclamando, a vítima parou de reagir e foi colocada em uma maca, levada por uma ambulância. Segundo as autoridades locais, Floyd chegou ao hospital, mas não resistiu. 
De acordo com a polícia, Floyd era suspeito de crime de falsificação e resistiu a ordem de prisão dos agentes, além de parecer “bêbado” ou “drogado”.
Leandro.
O crime agora é investigado pelo Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos. Na terça-feira, 26 de maio, quatro policiais envolvidos foram demitidos.
Na cidade americana, milhares de pessoas protestaram contra a ação da polícia no local onde Floyd foi morto, informou a imprensa local.
Já no Twitter, o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, se manifestou sobre o episódio trágico. “Ser negro nos Estados Unidos não deveria ser uma sentença de morte. Por cinco minutos, assistimos a um agente branco pressionar seu joelho contra o pescoço de um homem negro. Cinco minutos.  -  (Jornal GGN - Aqui).
................

Do Brasil 247:


O jogador de Basquete LeBron James protestou contra o assassinato de George Floyd pela polícia, em Minneapolis, nos Estados Unidos. (...)
O jogador de Basquete escreveu, ao publicar uma foto antiga em que vestia uma camisa com a frase "Ainda! 'não consigo respirar'” (I can’t breathe). Na época, o protesto era contra a morte de Eric Garner, outro negro que foi sufocado até a morte por um policial.
(Para continuar, clique Aqui).

Nenhum comentário: