segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: MUDANÇAS NO DATAFOLHA (E ALGO SOBRE A ISTOÉ/SENSUS)


Pesquisa Datafolha divulgada há pouco mostrou pela primeira vez Dilma Rousseff na frente, no segundo turno. Dilma aparece com 52% dos votos válidos - 3 pontos a mais que na última pesquisa - contra 48% de Aécio - 3 pontos a menos.

Embora a diferença seja de 4 pontos, é considerada no limite do empate técnico - já que a margem de erro de 2 pontos é contada para cada candidato. Tecnicamente, tanto a disputa pode ser considerada empatada, como - no limite superior - Dilma poderá estar com 54% dos votos válidos contra 46% de seu adversário.

Em relação à convicção dos eleitores, 45% dão certeza do voto em Dilma contra 41% dos que votarão em Aécio. No item rejeição, pela primeira vez Aécio passou Dilma: 40% de rejeição contra 39% de Dilma. (Fonte: aqui).

................
Explicado o motivo por que (ao contrário do ocorrido na semana anterior) a pesquisa IstoÉ/Sensus - dando 12% de dianteira para Aécio Neves! - foi divulgada antes do fechamento do pregão Ibovespa da sexta-feira passada: é que tomaram conhecimento de que a pesquisa Datafolha seria divulgada hoje, e não terça-feira, como 'de praxe'. Aparentemente, era a forma de faturar, mais uma vez, uma boa grana. Pelo visto, deu certo. 
Que a Comissão de Valores Mobiliários adote as providências que se impuserem.
Quanto aos números acima: reflexo, quem sabe, do bom e elucidativo desempenho da presidente no debate da Record. 

Nenhum comentário: