segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: CAPRICHANDO NOS PESOS E MEDIDAS


"Legal que FHC tem direito de resposta automático e sempre garantido.

Já o pessoal do PT precisa entrar na justiça, e mesmo quando ganha, não leva, pois a mídia tem o Gilmar Mendes para ajudá-los com uma decisãozinha monocrática básica."



(Comentário de Jorge Luis, leitor do Jornal GGN, aqui, a propósito do fato de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso haver obtido da Folha de São Paulo a publicação "instantânea" de carta em que tenta rebater um artigo de Elio Gaspari, publicado após a presidente Dilma Rousseff passar a martelar que sua administração não interfere em investigações ou empurra sujeira para baixo do tapete, ao contrário do que se observava no governo FHC, em que a sociedade conheceu a figura do "engavetador-geral da República". A presidente tem indagado, em debates e propagandas eleitorais, sobre o paradeiro dos suspeitos de corrupção dos governos do PSDB, para em seguida afirmar que estão "todos soltos".

FHC tenta esclarecer cada um dos cinco escândalos elencados pela presidente, os mesmos que Gaspari explicitara em seu artigo. Sobre a compra de votos para aprovação da emenda constitucional da reeleição, os argumentos do ex-presidente são facilmente desmontados pelo relato do jornalista Fernando Rodrigues - aqui. Quanto ao escândalo do cartel do metrô de São Paulo, FHC se apressa em dizer que "não houve cartel". Distraído, esqueceu o que falou sobre o assunto - aqui - o  ex-governador José Serra, uma das 45 pessoas que estão sendo ouvidas pela polícia por suspeita da prática de malfeitos relativos a licitações em sucessivos governos do PSDB. Etc, etc.

Parece o caso de filosofar, como um antigo e folclórico personagem piauiense: Às vezes, em lugar de mandar carta, é preferível dar o calado como resposta...).

Nenhum comentário: