sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A LUPA GIRA, AINDA, SOBRE TORQUATO





Foco 1. "MERGULHAR NA VIDA E MERGULHAR NA LINGUAGEM É (QUASE) A MESMA COISA".
(Décio Pignatari, poeta e crítico, de quem Torquato pinçou - e consagrou - a expressão "Geléia Geral").

Foco 2. "A NÓS, TROPICALISTAS, NÃO INTERESSA DERRUBAR O PRÍNCIPE E DEIXAR QUE SOBREVIVA O PRINCÍPIO".
(Torquato Neto, em plena vivência da linguagem, mas num tempo, ainda, em que não fazia reparos ao termo "Tropicalismo", que, depois, pra ele, não passava de modismo passageiro, "invenção da imprensa" - cumprindo, em decorrência, substituí-lo por "Tropicália" - aí, sim, estado à prova da glória e do tempo).

Foco 3. A) "NÃO ME SIGA QUE NÃO SOU NOVELA"; b) "EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE FAZER MÚSICA BRASILEIRA E EU PREFIRO TODAS".
(Torquato Neto, que "era amante das jóias do pensamento de para-choque de caminhão" e buscava inspiração em hinos cívicos e religiosos, marchas carnavalescas, crônicas e classificados de jornais. - Waly Salomão, em "Torquato Neto esqueceu as aspas", Folha de São Paulo, caderno Mais, novembro 1992).

Foco 4. "O FLÁVIO CAVALCANTI ESTÁ TOCANDO AS MINHAS MÚSICAS. EU ESTOU FAZENDO TUDO ERRADO! ESTÁ NA HORA DE MUDAR".
(Torquato Neto, quando percebeu que seu vaticínio sobre tropicalismoXtropicália se confirmara. Flávio era, então, o monstro sagrado da tevê brasileira, comandando os programas "A Grande Chance", "Um Instante Maestro" e "Programa Flávio Cavalcanti", não necessariamente nessa ordem).

Foco 5. "MINHA INCERTEZA QUANDO DÓI A AFASTO, E NÃO ME ENGANO A CONSTRUIR FILOSOFIAS QUE A ENCHARQUEM".
(Torquato Neto, em "Poema conformista").

Foco 6. "POR FAVOR, DEIXEM-ME CHORAR PARA QUE EU POSSA VIVER".
(Dona Assumpção, a "Dona Sazinha", mãe de Dona Salomé, ao deparar com o neto morto).

(Enquanto isso, em Gaza, um palestino, desolado, toma ciência de que nos últimos dias, segundo a ONU, 257 crianças perderam a vida sob bombas e escombros. E conclui que, lamentavelmente, às vezes a dignidade da pessoa humana só é passível de imposição a machadadas).

Nenhum comentário: