sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

LEI NELES


O presidente Barack Obama deplorou hoje a postura de banqueiros e capitães de indústria americanos, que, indiferentes ao desastre da economia, continuam ávidos por bônus e benesses outras, dos quais os mortais comuns (e desempregados) estão a anos-luz.

Mas, convenhamos: os caras estão há anos nessa, num livre mercado sem freios, cientes de que o Estado sempre virá com seus dólares caso o desastre ocorra, como ocorreu. É óbvio que insistirão em preservar seus privilégios.

Os neoliberais ficam furibundos ao ouvir falar em controle do mercado a cargo do Estado. O mercado tem de ser livre e solto. Que se danem os mortais comuns.

Barack Obama deve engolir sua justa indignação e preparar desde logo um pacote de drásticas leis, investindo a CVM de lá - a SEC Securities and Exchange Commission - de um total "poder de polícia", para começo de conversa, e pondo em prática o que mais se impuser para moralização do sistema (com a ressalva de que muitos entendem que a efetiva moralização do sistema só ocorreria com a estatização dos bancos. E é por aí, mesmo).

Nenhum comentário: