quinta-feira, 3 de novembro de 2022

ALEMANHA DIZ QUE USO DE SÍMBOLOS NAZISTAS É ATAQUE À DEMOCRACIA


Nando Motta. 
................

(A) A COISA É BASTANTE GRAVE:
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, usou as redes sociais para repudiar as imagens de ato golpista que mostram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reproduzindo um gesto associado ao nazismo. O regime autocrático alemão matou milhões de pessoas, principalmente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

"O uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime!", reforçou.

Thoms criticou também aqueles que chamaram o gesto de "liberdade de expressão" e afirmou que é um "ataque à democracia".

"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", completou.

A declaração do embaixador foi feita após viralizar um vídeo do ato golpista realizado em São Miguel do Oeste (SC) na quarta-feira, 2. Na ocasião, manifestantes fizeram gesto semelhante à saudação nazista enquanto cantavam o hino nacional brasileiro. (...).  -  (Para continuar, clique Aqui).

(B) MAS, EIS QUE...


O Grupo de Atuação no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de São Miguel do Oeste (SC) optou pelo arquivamento do procedimento que apurava a 
saudação nazista feita por bolsonaristas durante ato de protesto contra a democracia, realizado na esteira da derrota de Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, por entender que o gesto não foi intencional.

De acordo com o site NSC, “o Gaeco ouviu testemunhas desde a manhã desta quarta-feira (3), e entendeu que os participantes não sabiam que o gesto de estender o braço direito poderia ser associado a uma saudação ligada ao nazismo”. 

O ato em que os manifestantes bolsonaristas repetiram um gesto semelhante à saudação nazista "Sieg Heil", enquanto cantavam o hino nacional, aconteceu em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército na cidade.  -  (Brasil 247 - Aqui).

................
Dizer o quê?
(Que o Gaeco agiu sensatamente. É preciso pacificar o País, ao menos contribuindo para serenar, um pouco que seja, os ânimos mais acirrados. Investir no confronto é burrice. Ponto).

Nenhum comentário: