sexta-feira, 18 de novembro de 2022

VEJA AMEAÇAS NAZISTAS ENVIADAS A JORNALISTAS EM SC

                        (Peça produzida por artesão haitiano para a 
                         1ª Mostra Haiti de Cultura de Itajaí, SC)

Por Vinicius Segalla, do DCM:
A 1ª Mostra Haiti de Cultura, em Itajaí (SC), que teve início na última quarta-feira (16) e vai até o dia 19, está ocorrendo com segurança reforçada por duas guarnições da Guarda Municipal e enfrenta cancelamento de visitas de escolas depois que ameaças neonazistas de realizar uma chacina no evento foram enviadas a jornalistas e advogados da cidade. Além disso, na quarta-feira, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que realiza atendimento de famílias - inclusive famílias haitianas -, temendo um atentado, não abriu suas portas.

A Polícia Civil de Santa Catarina informou que está investigando o caso (...).

A jornalista Luana Amorim, do Grupo NSC de Comunicação (antiga RBS), foi uma das primeiras a receber um e-mail com as ameaças. Anteriormente, ela havia noticiado a prisão de oito pessoas durante um encontro neonazista ocorrido na última segunda-feira (14) na cidade de São Pedro da Alcântara, na Grande Florianópolis.

Na mensagem à repórter, há uma menção a essas prisões, afirmando que “foram um erro”. Na sequência, há uma série de ameaças e ofensas aos haitianos (negros nojentos), ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (lixo racial), e a todas as pessoas que eventualmente vierem a visitar a mostra cultural: “Vamos invadir o Centro de Artes e Esportes Unificados do bairro São Vicente onde vai ter essa Mostra de merda e matar todo mundo que a gente pudermos (sic) alcançar”.

De acordo com os autores da mensagem, este ataque seria o “primeiro ato para a purificação racial do Reich Catarinense“. (...)

(Clique Aqui para ler a íntegra da mensagem, que foi repassada às autoridades policiais catarinenses).

................
Entreouvido entre observadores sensatos: 
"As redes sociais são enganadoras: muitas vezes, uma, duas, quatro pessoas tentam 'vender' a impressão de que uma verdadeira facção está inflamando um estado inteiro... e conseguem!"
"Sem esquecer que o sul maravilha concentra, e não é de agora, grupos extremistas".
"...".

Nenhum comentário: