sexta-feira, 5 de agosto de 2022

SOBRE O GENIAL JÔ


Vi n'O Liberal (Belém-PA) alentada matéria sobre o Jô. Selecionei alguns:
....
Morreu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos, o apresentador, ator, (+ artista plástico, redator...) e humorista Jô Soares. Com mais de 60 anos de carreira, o também escritor, deixa uma vasta obra cultural para o país e um importante legado para a televisão brasileira. Para relembrar essa trajetória, confira algumas curiosidades sobre a vida de Jô Soares. 

.O 'Programa do Jô' 
É considerado um dos mais famosos talk-shows do Brasil. A estreia ocorreu em 2000 e foi ao ar até 16 de dezembro de 2016. Na ocasião, pela última vez, Jô Soares entrevistou o cartunista Ziraldo.

.Porre aos 9 anos de idade
Em entrevista para o programa do comediante Fábio Porchat, em 2018, Jô Soares revelou que ficou bêbado pela primeira vez aos 9 anos de idade. Confira o relato:
"Foi o seguinte, meu pai ia me levar para casa, e então o colégio me deixou na sede do Jockey Club. Lá tinha um bar, e eu fiquei ali esperando papai. Quando ele chegou, eu disse: 'Queria experimentar champagne!', porque alguém no colégio tinha falado de champagne. Aí, papai disse: 'Ah, é? Então, tá'. E me deu duas taças. Fiquei num porre e vomitei a noite toda! Acho que a partir daí não tive mais nenhuma atração por bebida. Eu bebo um whisky, uma vodca, mas porre, mesmo, só aquele", disse ele, na ocasião.

.Cláudia Raia
No início da década de 80, Jô Soares namorou com a atriz Claudia Raia. Em entrevista, a também dançarina relembrou que ele ajudou a salvar a vida dela.
“Eu já estava no programa dele há uns quatro, cinco meses, e ele sempre muito gentil comigo e tudo. Até que um dia ele viu uma pinta na minha perna e falou assim: ‘Essa pinta é o quê?’. Eu falei: ‘É uma pinta, eu adoro a minha pinta e tal’. Ele falou: ‘Tem que tirar isso'”, disse a atriz.

Ele a levou para uma consulta médica e foi descoberto que poderia se tornar um problema mais sério. “Falou que ia me levar num médico, me levou no dr. Dráuzio Varella, na época, que tirou a minha pinta. Imediatamente era um melanoma cancerígeno. Ele me salvou, na verdade. Dali, a gente começou uma relação de amizade”, relembrou.

.O Filho Rafael
Jô Soares teve um único filho, Rafael Soares, que morreu aos 50 anos de idade em 2014. Ele é filho do primeiro casamento (de 1959 a 1979) do apresentador, com a atriz Teresa Austregésilo. O rapaz era portador do Transtorno do Espectro Autista e foi vítima de um câncer cerebral.

Durante o funeral, Jô prestou a última homenagem ao filho e relembrou dos bons momentos vividos. "Ele teve a bênção de ser um menino de 50 anos. Ele era autista que conseguiu trazer para o mundo dele muita gente importante, muita gente querida. Foi uma homenagem belíssima a esse menino de 50 anos que me ensinou muito. Obrigado a todos pelo respeito que demonstraram neste momento", disse ao se despedir.

.A caneca
Jô tomava guaraná na famosa caneca. Além disso, o garçom que o servia também afirmou que o apresentador tomava refrigerantes e até sopas.

.A Morte da Mãe
Jô Soares perdeu a mãe, Mercedes Leal Soares, aos 30 anos de idade. Ela tinha 70 anos quando foi atropelada e não resistiu. Em entrevista, Jô revelou que muitos anos depois reencontrou o homem que a atropelou. “Mamãe morreu atropelada, num dia de chuva terrível. O motorista do táxi não teve a menor culpa. Ela tinha 70 anos. O motorista socorreu minha mãe e levou para o hospital. Ele fez tudo certo. Só que ela teve uma fratura de base de crânio e não resistiu", relembrou o apresentador.

"Dez anos depois, eu peguei um táxi no Santos Dumont e, quando cheguei em casa, o motorista falou: 'Eu preciso dizer uma coisa para o senhor. Fui eu que atropelei sua mãe. E desde esse dia, isso já faz dez anos, eu não consigo mais dormir. Só vou conseguir dormir no dia que o senhor me disser que me perdoa.' Respondi para ele: 'Mas, meu filho, você está perdoado desde o dia que pegou a minha mãe, socorreu e ficou ao lado do meu pai até a minha mãe morrer. Você não teve culpa nenhuma. Eu te perdoo, você está mais que perdoado. Vai em paz.' Ele chorava e eu chorei muito também. O perdão para mim é a coisa mais importante no cristianismo", disse Jô.

.O Escritor
Além de ser comediante e apresentador, Jô também era escritor e publicou cinco livros: O Homem que Matou Getúlio Vargas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, O Xangô de Baker Street, As Esganadas e, por último, sua autobiografia, O Livro de Jô: Uma Autobiografia Desautorizada.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: